Notícias do Novo Tílias News

Intercâmbio cultural entre músicos videirenses e suíços têm dado bons resultados

Uma importante parceria entre a Prefeitura de Videira e a Associação Suíça em Prol da Música de Videira tem possibilitado o intercâmbio de músicos e contribuído significativamente para a formação de talentos videirenses. De acordo com o secretário municipal de Turismo e Cultura - Clemir Schmitt, da mesma forma que vem músicos suíços lecionar no Núcleo de Música de Videira, professores do município vão aperfeiçoar seus conhecimentos na Suíça. Esta semana o violonista Ariel Rossi encerra seu intercâmbio em Videira.

Durante três meses, o músico argentino, erradicado na Suíça, ministrou aulas de violão clássico e popular para os alunos e professores do Núcleo de Música, transmitindo seu conhecimento e suas técnicas, colaborando para o aperfeiçoamento dos músicos locais e aumentando a qualidade das atividades desenvolvidas no município. Para Rossi, foram meses de trabalho intenso, mas recompensadores. "Estou muito contente e o resultado do intercâmbio foi bastante positivo, pois pude ensinar muitas coisas, mas tive a oportunidade de aprender bastante também", declarou. Durante sua estadia em Videira, Rossi participou de aproximadamente 10 concertos e apresentações, alguns acompanhado da Orquestra de Violões de Videira, outros sozinhos e também fazendo participações como músico convidado.

O violonista é formado em pedagogia e estudou na Escola Suíça de Jazz, onde também dava aula de violão para crianças. Segundo ele, o método utilizado em seu país é bastante diferente do empregado pelo Núcleo de Música. "Aqui as aulas duram aproximadamente uma hora. Na Suíça são de 25 a 30 minutos. As crianças daqui também são muito diferentes das crianças de lá. Na Suíça, elas precisam aprender algo rápido e o resultado tem que aparecer em um curto espaço de tempo, pois há bastante cobrança e controle dos pais. Aqui, existe a cobrança, mas não é tanta, o que torna os alunos mais tranquilos e isso reflete no professor. Percebo que aqui não estou tão estressado como estava na Suíça", relatou.

Ainda segundo ele, a formação em pedagogia influência muito no seu método de dar aulas. "Os alunos são muito diferentes. Uma técnica pode dar certo com um estudante, mas não com outro. A pedagogia me auxilia a identificar os diferentes tipos de aluno e saber que técnica usar. Eu também dei aulas para os professores do Núcleo de Música e isso foi uma das coisas que tentei transmitir a eles, as diferentes formas de dar aula". Para auxiliar no processo de ensino aprendizagem, Rossi deixa para os professores de violão do município centenas de partituras, para que o trabalho continue mesmo com sua volta para a Suíça.

Para a diretora do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura - Wladmar Goldbach, o trabalho desenvolvido pelo músico Ariel Rossi durante o intercâmbio foi excelente. "A atuação dele foi muito além da expectativa. Houve um entrosamento muito bom entre alunos, professores e o Ariel, dando resultados muito. Além de influenciar os estudantes a se dedicarem mais à música, os professores também se sentiram estimulados com essa oportunidade de crescimento profissional. Aliás, isso é uma constante se tratando dos intercâmbios promovidos pela Associação Suíça e administração municipal", explica.

Associação Suíça em Prol da Música de Videira

A Associação Suíça em Prol da Música de Videira tem a coordenação do videirense, erradicado na Suíça, Walter Luiz Alves da Silva - um dos principais responsáveis pela parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura. Por meio de intercâmbios de grande sucesso e doação de instrumentos musicais utilizados nas aulas de música, a parceria tem contribuído para a formação dos músicos videirenses e, consequentemente, elevado o nível musical do município, além de ser referência em todo o Estado.

"A cultura musical da Suíça é muito mais avançada que a do Brasil, oportunizar esse intercâmbio é propagar a cultura. É inegável o avanço da música em nosso município nesses mais de 20 anos de atuação da Associação", explicou o secretário de Turismo e Cultura. Ariel Rossi retorna para a Suíça na próxima segunda-feira (29), mas já está prevista para o mês agosto a chegada de um novo músico suíço, que também dará aulas de violão.


Fonte: Assessoria de Imprensa