![]() |
O salão da Comunidade ficou lotado. Mais de 580 almoços foram comercializados.
A comunidade de Zonalta, interior de Piratuba, realizou no último domingo, dia 31, a 15ª Festa da Cultura Cabocla. O evento contou com apresentações culturais, almoço e matinê. De acordo com os organizadores, a edição deste ano foi uma das maiores.
A programação começou pela manhã com a Missa Cabocla. Na sequência os artistas locais e da região iniciaram as apresentações no palco. Inúmeras duplas e trios relembram canções antigas de vários gêneros. Ao meio dia o tradicional almoço típico caboclo foi servido aos presentes. “A Festa é mais do que uma confraternização, é um resgate histórico que mantém viva a tradição e os costumes dos primeiros moradores do interior de Piratuba, os Caboclos, que saíram da região de Montenegro, Taquari e Paverama, as “Terras Velhas” do RS”, comenta a diretora de Cultura, Solange Hachmann.
![]() |
Comida típica Cabocla foi o cardápio na Festa. |
À tarde as apresentações seguiram com as Trovas, Toada de Roça e Terno de Reis, além de Grupos de Dança. A matinê é que finalizou o evento, que é realizado através da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura, Associação Cultural Amigos da Cultura Cabocla – ACABOCLA – e a comunidade de Zonalta. “Sem dúvidas uma das maiores edições já realizadas. Foram mais de 580 fichas de almoço, o salão estava completamente lotado e isso demonstra a força e a importância do evento”, comenta o presidente da ACABOCLA, Alecio Inocenti. “Fica o nosso agradecimento ao público e a todos que contribuíram para a realização do evento”, completa ele.
![]() |
As apresentações culturais reuniram vários artistas locais e da região. |