Notícias do Novo Tílias News

Equipe de oncologia do HUST realiza nova técnica cirúrgica

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba deu mais um importante passo para o tratamento de pessoas diagnosticadas com câncer. No dia 29 de maio, os cirurgiões do Serviço de Oncologia Maurício De Marco, Roger Berçot e Gabriel Manfro, realizaram a primeira hepatectomia parcial por videolaparoscopia.

A hepatectomia é um procedimento cirúrgico de alta complexidade onde se retira uma porção do fígado. Mesmo sendo um procedimento com técnica e indicações já estabelecidas em serviços maiores do Brasil e do mundo, trata-se de algo novo para Joaçaba e para Santa Catarina. Segundo comentou o médico Maurício De Marco, a via laparoscópica utiliza de pequenos portais para introdução de pinças e instrumentos a fim de se realizar procedimentos dentro da cavidade abdominal.

— Conforme a demanda de pacientes e indicação adequada, novos procedimentos como este, poderão ser realizados no HUST. Não falta estrutura física e humana para tal. Por ser um centro de referência no tratamento oncológico, é importante contarmos também com este avanço no uso da videolaparoscopia para realização de procedimentos de alta complexidade — explicou.

Entre os benefícios no uso desta técnica está o menor tempo de internação no pós-operatório para os pacientes. Desta forma, o HUST estará otimizando o uso de seu espaço, aumentando a rotatividade e o número de pacientes assistidos.

O paciente com iniciais P.E, de 74 anos, morador de Água Doce, realizou esse procedimento. Após a cirurgia, declarou à equipe do HUST estar se sentindo muito bem. Nas palavras dos familiares que acompanharam todo o processo, “atendimento melhor, impossível”. 



Fonte: Assessoria de Comunicação