Notícias do Novo Tílias News

Campanha pretende ajudar crianças a se defenderem da violência

Uma campanha educativa criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância, pretende orientar crianças de 5 a 11 anos com orientações sobre como elas podem se defender e pedir ajuda em casos de violência sexual

A campanha “Defenda-se” contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, ao promover a autoproteção de meninos e meninas contra o abuso e a exploração sexual por meio de vídeos educativos de versão amigável. Os vídeos ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender, seja relatando a violência para alguém de confiança ou fazendo a denúncia diretamente para o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. A Campanha Defenda-se foi reconhecida pela 5ª edição do Prêmio Neide Castanha 2015 na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes. O prêmio elege as iniciativas que se destacaram na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente as que colaboram para o enfrentamento da violência sexual de meninos e meninas no país.

Os vídeos estão sendo exibidos durante a Copa América, no Chile. De acordo com pesquisa da Brunel University London, intitulada “Exploração de Crianças e Adolescentes e a Copa do Mundo: uma análise dos riscos e das intervenções de proteção”, em grandes eventos como a Copa América 2015 os riscos de violações de direitos humanos de meninos e meninas se intensificam. Por isso, durante os jogos, que estão sendo realizados em sete cidades do Chile, os vídeos da Campanha Defenda-se serão exibidos em espaços públicos e de grande circulação de Santiago.  A iniciativa visa contribuir com as ações de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes realizadas pela rede de proteção do país no período dos jogos.

Esta ação de cooperação internacional foi possível por meio de uma articulação entre o Centro Marista de Defesa da Infância, por meio do FMSI Cono Sur (Fundação Marista de Solidariedade Internacional) e a ONG Raíces, de Santiago, no Chile. “A partir desta importante parceria, quatro vídeos da campanha Defenda-se serão exibidos durante todo o campeonato com legenda em espanhol e com um canal de denúncias de violações de direitos humanos específico do país, o 0800 730 800”, conta o coordenador da Campanha Defenda-se, Vinícius Gallon.

Todos os vídeos da campanha podem ser acessados em: www.defenda-se.com

Assista um dos filmes da campanha:


Com informações da assessoria de imprensa da Rede Marista