Notícias do Novo Tílias News

Campanha arrecada aproximadamente 3 toneladas de donativos para 200 famílias

Donativos foram entregues as famílias. Entre elas estavam várias crianças.
A campanha desenvolvida pelos integrantes do Encontro de Casais com Cristo (ECC), das paróquias de Herval d´Oeste, Luzerna e Ibicaré, arrecadou aproximadamente 3 toneladas de donativos para as 200 famílias que vivem em situação de extrema pobreza entre os município de Ponte Serrada e Passos Maia.

A entrega de tudo o que foi arrecadado aconteceu no último sábado, 13, quando os voluntários se deslocaram até o local. Nem a chuva que caia e o frio insistente desmotivaram quem foi até a localidade para entregar os alimentos, roupas, calçados e outros itens doados. As fotos da entrega mostram a situação do local, inimaginável para quem não tinha visto o que de fato se passa com as famílias. São casas precárias, cobertas com lonas ou mesmo feitas apenas com as lonas. Não existe saneamento ou qualquer outro tipo de serviço público no local, a impressão é que aquela gente foi esquecida, colocada a margem desta sociedade cada vez mais excludente.

Famílias vivem em barracos improvisados com lonas.


A voluntária Édina assim narrou o que viu. “Pelas fotos é uma noção, mas só lá para sentir na pele, ver o dia a dia, entender um pouco do que vivem. As crianças com baixo peso, com os dentes bem danificados. Sem brinquedos, sem nada mesmo. Sem luz, água, nem os itens básicos de sobrevivência, mas um amor enorme, um respeito, fé, fé que fiquei impressionada como o Padre Rudinei consegue levar um pouco de conforto com suas palavras. Uma limpeza indiscutível. Você não vê um cisco no chão, nem dentro nem fora”.


O que choca é ver as imagens em que as crianças aparecem com as poucas roupas que tem, em uma das regiões mais frias do estado. Ao mesmo tempo é possível em uma das fotos ver o sorriso da criança que apanha uma sacola com doações. São as alegrias de quem tão pouco tem, mas que recebe com tanta satisfação aquilo que nos sobra e que muitas vezes desprezamos.

Menino corre feliz após receber as doações.


Não nos cabe julgar o motivo de estarem ali, nem tão pouco acreditar nas promessas de “autoridades” que parecessem cegas as mazelas de nossos irmão. Cabe fazer a nossa parte, como fizeram os membros do ECC, instigados pelo Padre Rudinei, da paróquia de ponte Serrada, que não se conformou ao ver tanta pobreza.

Entre tantos casos que chamaram a atenção, um deles, narrado pelos voluntários, nos serve de exemplo e para reflexão. Em meio a mais de 150 crianças, existem recém-nascidos, um deles foi adotada por um casal. Este bebê foi abandonado pela mãe, que era usuária de drogas. É em meio a situações de tanta humildade que percebemos gestos de uma generosidade e compaixão extremos.


O ECC e as paróquias agradecem a todos que ajudaram com as doações. Faltam palavras para externar a gratidão a todos que contribuíram.

O Padre Rudinei e os voluntários.


Fonte: http://www.ederluiz.com.vc