Notícias do Novo Tílias News

Treze Tílias – Dois projetos deram entrada na Sessão de ontem da Câmara de vereadores

O primeiro projeto diz respeito a criação do Conselho Municipal do Idoso e Fundo Municipal do Idoso. A criação tem por objetivo atender à Legislação Federal, em especial às que tratam respectivamente da Política Nacional e do Estatuto do Idoso, o que acaba por melhor aparelhar o Município para essas políticas públicas e garantias.

O segundo altera redação e inclui tabela na lei complementar do Código tributário do Município. As alterações vêm complementar a redação incluindo na tabela os tributos da construção civil, não elencados por equívoco no projeto original, além de salientar que não há parcelamento das taxas de política administrativa fiscal.

Durante a Sessão esteve presente a Diretora de trânsito de Treze Tílias Karine Boesing, atendendo um requerimentos dos vereadores.

Na oportunidade ela explicou sobre a situação das lombadas eletrônicas e outros trabalhos desenvolvidos pelo setor.

Destacou que as lombadas foram retiradas depois que terminou o contrato com a empresa anterior e foi feito um novo processo de Licitação onde a empresa Focalle foi a vencedora e já está colocando as novas lombadas eletrônicas.

Disse ainda que apenas a lombada antes existente na Avenida Afonso Dresch não será instalada, serão mantidas as lombadas na saída para Água Doce e Ibicaré, inclusive será ativada uma nova em frente a fábrica de chocolates na saída para Ibicaré, totalizando 11 lombadas.

Segundo a Diretora de trânsito o IMETRO vai realizar agora a fiscalização e a expectativa é que até sexta-feira elas sejam ligadas.

Durante as explicações os vereadores fizeram alguns questionamentos e deram algumas idéias.

O vereador Ademir Concatto, deu uma sugestão para colocação de uma faixa elevada na Avenida Afonso Dresch entre a entrada para a Rua Presidente Kenedy e a entrada para a rua Anita Garibaldi, em frente ao Mercado Acampado.

Justificou que muitos veículos quando estão na Avenida param para entrar nessas duas ruas e uma lombada elevada no local daria mais segurança.

Outra situação levantada foi sobre uma lombada construída no Bairro São José, mais precisamente no Loteamento Alpes das Tílias. A mesma foi construída para sanar um problema da água que descia e atingia algumas residência. Os vereadores solicitaram que a mesma fosse modificada, pois, o problema continua.

O vereador José da Rocha explicou que essa lombada é provisória e se não resolver o problema deverá ser modificada e buscado uma nova solução para o problema com a agua.

Também foi solicitado pelo vereador Ailton Durli a liberação para os caminhões entrarem no bairro Jardim das Flores. Hoje a entrada de caminhões no local é proibida devido a subida existente na entrada do Bairro e também o estacionamento em ruas o que atrapalharia o trânsito. Foi explicado ao vereador que nos próximos dias deverá haver uma reunião no bairro onde será definida essa situação.

Outros pedidos para colocação de placas de sinalização e pintura de algumas, que já estão gastas, também foram levantados pelos vereadores e serão estudados pelo departamento.

Ainda durante a sessão o vereador Ademir Concatto levantou a possibilidade da lavagem das ruas ao final do dia. Justificou que a CASAN vem realizando os trabalhos de tubulação na Avenida Afonso Dresch, mas quando chove há muito barro e nos dias de sol muito pó, causando muita sujeira principalmente ao setor comercial da cidade.

Fonte: Rádio Tropical FM