Notícias do Novo Tílias News

Salto Veloso – Prefeito e representantes da Associação Comercial participam do 1º Fórum Anual do Programa de Desenvolvimento Local em Fraiburgo

O 1º Fórum Anual do Programa de Desenvolvimento Local, o DEL, acontece hoje e amanhã, dias 14 e 15 na cidade de Fraiburgo.

De Salto Veloso irão participar, o chefe do Poder Executivo Claudemir Cesca, Secretário de Planejamento Paulo Hoffelder, a Secretária Executiva da Acisv Ivone Crist e o empresário Leonel Abati.

Desenvolvido em Santa Catarina pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Facisc, o Programa é promovido em parceria entre o setores público e  privado para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.

Para o prefeito Cesca, o programa será importante para Salto Veloso, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e o crescimento do comércio e indústria do município.

Cesca explica que o DEL será executado durante um período de sete meses, por meio de estudos e um diagnóstico completo sobre as principais demandas existentes no comércio. Segundo o prefeito, a partir deste diagnóstico, os empresários e empreendedores terão uma visão mais abrangente e mais clara, de como investir em seus negócios e com mais segurança.

Claudemir Cesca, informa que a Administração Pública está investindo R$ 30 mil reais no programa, com recursos do próprio município.

Para Doreni Caramori Jr, diretor financeiro da FACISC e responsável pelo DEL em Santa Catarina, o Programa serve como ferramenta para que os municípios se tornem ambientes mais propícios ao desenvolvimento. 

Caramori, diz que o DEL, já está em fase de implantação em municípios como Iporã do Oeste, Seara, Quilombo e Cunha Porã. Os municípios como Fraiburgo e Itá, já implantaram o programa.

A programação começa hoje às 14 horas e conta com painéis e workshops com modelos e exemplos do que deu certo nos municípios de Fraiburgo e Itá e na Alemanha, de onde vem uma das inspirações para o Programa catarinense.

A prática do DEL, inclui a formação de conselhos desenvolvimentos, câmaras técnicas e a secretaria, sempre priorizando a parceria entre o poder público e o privado. A adesão é voluntária de pessoas que tem vontade de ver o município se desenvolver.

Fonte: Rádio Tropical FM