Notícias do Novo Tílias News

Policial fala sobre vídeo em que sua casa aparece sendo destruída por tornado

Casa do policial militar aposentado foi totalmente destruída com o tornado
(Foto: Montagem - TSX)
A casa que aparece em um vídeo divulgado esta semana pelas redes sociais é do Policial Militar, aposentado, Irineu Sberse. Há 21 anos ele mora com a família no Bairro dos Esportes. Naquela tarde do dia 20, ele não estava em casa, mas em viagem. Soube do desastre através de uma ligação feita por sua irmã e, quando retornaram para casa, pois estavam a 600 quilômetros distantes, constatação a destruição. Hoje, ele está na casa dos sogros, até que a vida volte ao normal.

Destruição da casa de Irineu Sberse

A cena gravada por uma câmera de segurança instalada em um prédio na frente da residência de Irineu foi divulgada esta semana e, mais uma vez chama a atenção da comunidade, pela força do vento e o tamanho da destruição que ele causou, em poucos minutos. As imagens revelam como o vento arrancou os telhados.

Dentro de casa, Irineu conta que encontrou até uma árvore inteira. Após 18 dias do registro, ele mora com os sogros, em frente a sua casa. Irineu planeja reconstruir a sua vida, bem como sua casa. Ele aguarda uma ajuda por parte dos órgãos públicos e acredita que a nova casa deverá ficar pronta somente no fim do ano.

Segundo Irineu, tudo foi perdido, desde móveis, eletrônicos e roupas, além de toda cobertura ser arrancada, divisórias internas e paredes de concreto rachadas.
- Para não dizer que não ficamos com nada, sobrou a roupa do corpo e o que estava na mala, o resto foi tudo perdido. Tinha telhas cravadas na geladeira, muito entulho de outras casas dentro da minha sala, em todos os cômodos. As paredes internas eram de madeira, até hoje eu não sei onde foram parar. Perdemos tudo e estamos morando de favor na casa do meu sogro – conta.

O dia do tornado

No dia do desastre, Irineu e a esposa não estavam em casa. Após serem avisados, ele chegaram a Xanxerê por volta da 1h de terça-feira (21). Ao ver o que sobrou da casa, o momento foi de desespero, tanto que sua esposa não pode conter a emoção e desmaiou.

- Era o nosso cantinho, construímos uma história aqui e chegar em frente de casa e ver tudo destruído foi muito triste. Olhamos dentro de casa e não tinha mais nada, só telhas, entulhos e até uma árvore que foi arrancada de frente do centro comunitário. Agora, depois do susto, estamos mais racionais e planejando a construção, recomeçar aos poucos, ninguém pode imaginar que passaria um tornado por Xanxerê, mas a vida segue, pois eu sempre pensei positivo – comenta.


Fonte: Carol Debiasi – Tudo Sobre Xanxerê