Fêmea se recupera em uma clínica veterinária de Herval. |
A alimentação é feita através de alimentos líquidos e pastosos. No final de semana, quando o animal apareceu, até o prefeito de Joaçaba se ofereceu para alimentar a fêmea. Rafael Laske é criador conservacionista da espécie.
Prefeito amamentou a fêmea no final de semana. |
A fêmea faz parte de uma espécie nativa na região, que aos pouco vem se recuperando das caçadas que aconteciam até anos atrás. A população do veador mateiro está aumentando gradativamente. Segundo o tenente Cabral, comandante da PM Ambiental na região, quando os animais silvestres atendidos se recuperam são levados para um centro de triagem em Florianópolis, onde o tratamento é completado para depois voltarem à natureza.
A fêmea ainda levará um bom tempo para se recuperar, é possível que a visão e a audição ainda voltem, embora seja difícil pela fragilidade da espécie. Os veados mateiros, mesmo não estando em extinção, são considerados de uma espécie vulnerável. A boa notícia no caso é que o aparecimento mais constante destes animais silvestres mostra que as medidas de proteção, especialmente contra caçadores, estão surtindo efeitos. “Temos atuado aqui na região para coibir a caça e vemos que isto está resultando em maior conscientização e também na preservação de espécies como esta”. Disse o tenente Cabral.
Fonte: http://www.ederluiz.com.vc