Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba - Escavação: Construtora tranquiliza vizinhança da obra

Família desocupa casa com medo de desmoronamento

Mais uma escavação em Joaçaba está gerando uma certa preocupação para a vizinhança. A escavação, preparatória para a construção de um prédio, é na rua 13 de Maio com fundos para a rua Ciro Beal, no centro da cidade. A moradora Verônica Camila, vizinha da obra, relatou a Rádio Catarinense, que decidiu deixar a casa em razão do medo de um possível desabamento. “ O muro desabou, a calçada ao lado da casa rachou e tem perigo de deslizar” disse ela. Com a previsão de chuva para a semana, a família, que mora de aluguel no local, optou em sair como medida preventiva. A escavação é de grande porte, mas se observa no local que a princípio a construtora adotou medidas preventivas, como cobertura de terreno com lonas. O proprietário da empresa que está executando a obra auxiliou a família na mudança.

Um outro morador da rua, que preferiu não ser identificado, teme até mesmo que haja uma interdição da rua Ciro Beal, a exemplo do que ocorreu com a Frei Rogério, que segue interditada, por causa da escavação na XV de Novembro.

O que diz a construtora
   A escavação é de responsabilidade da Construtora TRIESTE, uma empresa tradicional no ramo da construção civil no município. O engenheiro-proprietário Rui Carlesso tranquiliza a vizinhança que mora no entorno da obra, pois segundo ele todos os cuidados técnicos foram observados. Nesta fase a construtora está trabalhando na contenção que é uma espécie de cortina de concreto armado. “Justamente está dando este mau estar, porque existem casas antigas, de madeira, cujas fundações são superficiais, e aparentemente pro leigo fica aquele mau estar, é uma intervenção grande e a gente precisa avançar até onde a gente chegou” explicou ele. Segundo o engenheiro a Defesa Civil manteve contato com a Trieste solicitando, como medida preventiva, a remoção temporária da vizinhança até que se conclua esta fase da obra. “Então todos estes cuidados estamos tomando com objetivo de garantir segurança da vizinhança e este é o quinto edifício nessa região e nunca tivemos problemas, pois a gente sempre se preveniu antes com a contenção antecipada da obra” finalizou Rui Carlesso.

Por Marcelo Santos



Fonte: Rádio Catarinense