Notícias do Novo Tílias News

Grupo de Protetores Ambientais realiza semana de estudos com atividades externas

Adolescentes puderam conhecer o trabalho do Corpo de Bombeiros 
(Fotos: PM Ambiental)
Essa semana foi repleta de conhecimento para o grupo de Protetores Ambientais de Joaçaba. Visando a sensibilização dos integrantes foram realizadas diversas saídas de estudos. Os adolescentes conheceram o Corpo de Bombeiros, o Aterro Sanitário de Erval Velho, bem como a Estação de Tratamento de Água do Simae. O coordenador do programa, Soldado PM Vitor Angelo Titon, acredita que o contato dos adolescentes com a realidade é a melhor forma de alterar comportamentos ambientais.

A primeira visita aconteceu no Quartel dos Bombeiros Militares de Joaçaba. Sob a coordenação do Soldado BM Cristiano Bernardi, a turma conheceu as instalações do quartel, as viaturas e ainda puderam manusear alguns equipamentos. Os Protetores receberam ainda orientações de como agir em casos de incêndios, como evitar certos acidentes e algumas regras de segurança.

Já a segunda visita foi no Aterro Sanitário de Erval Velho. O objetivo foi despertar a necessidade de reduzir a produção de lixo doméstico, e ao mesmo tempo, estimular a coleta seletiva. A visita foi acompanhada pelo senhor Júlio Cesar, que mostrou e explicou o funcionamento do aterro sanitário e da unidade de aproveitamento. De acordo com o Soldado Titon, “a Prefeitura de Joaçaba desenvolve um projeto de coleta seletiva e a presença dos alunos no aterro irá motivá-los nessa atividade, bem como terão mais condições de passar adiante os conceitos de coleta seletiva e reciclagem”.

A semana de saídas a campo terminou na Estação de Tratamento de Água do Simae (Sistema Intermunicipal de Água e Esgoto ) e buscou ampliar os conhecimentos adquiridos em sala, mostrar o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água bem como todos os processos inerentes ao tratamento. A visita foi orientada pelo químico Paulo César Lamin, que esclareceu quais os passos para que a água possa ser encaminhada com segurança à população, todos os processos de tratamento que a água é submetida desde a sua captação no Rio do Peixe até o processo de distribuição às residências.

Para os coordenadores do projeto, as visitas são importantes para a formação do grupo de Protetores Ambientais, a fim de criar cidadãos conscientes sobre seu papel no meio ambiente, possibilitando a reflexão sobre a importância dos recursos naturais.









Com informações PM Ambiental

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc