Notícias do Novo Tílias News

Apresentação da Orquestra de Violões de Videira lotou o Cevi

Mais de 20 alunos de violão do Núcleo de Música de Videira abrilhantaram o palco do Centro de Eventos Vitória (Cevi), com o Concerto "Acordes Clássicos", no último domingo (17). Com regência dos maestros João Batista Fernandes da Rocha e Marco Aurélio Perin dos Santos, e com a participação especial do professor de violão argentino, naturalizado na Suíça, que está fazendo intercâmbio em Videira, Ariel Rossi, a apresentação empolgou o público, que cantou junto e aplaudiu de pé. "Esse concerto foi uma mostra de tudo que os alunos do Núcleo de Música aprendem durante as aulas. É, também, uma forma de incentivá-los a aprender e a se dedicar à música cada vez mais. Foi uma apresentação incrível, alunos e professores estão de parabéns", afirmou o prefeito Wilmar Carelli, que prestigiou o evento.

O Concerto "Acordes Clássicos" faz parte do projeto "Do Folclore ao Erudito", que estuda desde as canções clássicas, passando pelo rock internacional até a música popular brasileira, incluindo as tradicionalistas, como é caso das milongas. De acordo com o aluno Endrio Francescon, o processo de preparação para o concerto foi bastante intenso. "Estamos ensaiando há algum tempo e nos últimos dois meses isso foi intensificado, com encontros às terças-feiras e aos sábados. Toda a Orquestra está bastante entrosada e o reportório foi escolhido para agradar a todos os gostos musicais", enfatizou.

O publico que lotava o Cevi foi presenteado com canções de artistas consagrados, como Twist and Shout, dos Beatles, Wind of Change, dos Scorpions, Gostava Tanto de Você, do Tim Maia. Além dessas, também foram apresentadas músicas autorais de artistas locais, como foi o caso de Pescaria de Domingo, do Anderson Coito, o Salim, e Só Você Chegar, do Michel Beal, com a participação especial dos próprios compositores nos vocais. Beal declarou que se sentiu homenageado com a apresentação de sua música. "É muito gratificante participar de tudo isso, pois eu me enxergo nessas crianças e adolescentes que estão se apresentando hoje. A vontade de aprender e o brilho que eles têm nos olhos, eu também tinha, e carrego até hoje. A única diferença é que quando eu estava aprendendo a tocar não tinha uma orquestra como essa, nem pessoas especializadas para dar aula. É uma evolução muito grande da música videirense e quem ganha com isso são os alunos e futuros músicos".

Além de Michel Beal e Anderson Coito, também participaram do Concerto, como músicos convidados, Maria Eloiza Otto, Gabriele Bolzan Baroncello, que tocou acordeom, e Letícia Bolzan Baroncello, que tocou ukulele - uma espécie de violão, com apenas quatro cordas. Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Clemir Schmitt, a presença dos músicos convidados engrandeceu ainda mais a apresentação, tornando-a um verdadeiro show. O Concerto "Acordes Clássicos" foi promovido pela Prefeitura de Videira, por meio do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação Videira Música Viva e Associação Suíça em Prol da Música de Videira.




Fonte: Assessoria de Imprensa