Notícias do Novo Tílias News

Água Doce - Vereadores aprovam indicação para implantação de projeto cultural de idiomas alemão e italiano nas escolas do município

A Presidente do legislativo água-docense, Marli Guerreiro apresentou indicação que foi aprovada para que se estude a viabilidade de criar um projeto cultural, acrescentando a língua italiana e a alemã no currículo escolar nas escolas. Segundo ela é de fundamental importância a fluência em outras línguas auxiliando na formação dos jovens.  

Aprovada também a indicação do Vereador Ademir Soares de Lima o Nico, que propõe a celebração de um convênio com o Centro de Educação Profissional, o CEDUP, com o objetivo de atender os produtores rurais que necessitam abater suínos.

Nico disse que existem pequenas indústrias de embutidos que necessitam da matéria prima e isso facilitaria a atividade. Ele lembrou ainda que as comunidades do interior também se beneficiariam com a medida.

O Vereador Jaime Caron também teve indicação aprovada, sugerindo a colocação de uma réplica de um aerogerador de energia eólica, na praça João Macagnan.  Caron reitera que a ideia já foi apresentada na casa, mas o reforço se faz necessário visando enaltecer o município que leva o título de Capital Catarinense da Energia Eólica.

Caron apresentou ainda indicação a fim de contratar um Engenheiro Agrônomo, para motivar, e desenvolver um programa de incentivo e valorização dos jovens da área rural. O vereador entende que nos dias atuais a fixação dos jovens no campo é fundamental.

O Vereador, Helioberto Marcel Ramos, o Fino também teve indicação aprovada, que tem por finalidade a volta da campanha da coleta seletiva de lixo, além da aquisição de novas lixeiras e distribuídas de forma igualitária na área urbana.

Fino comentou que o município já tinha no passado uma usina de reciclagem e que o equipamento foi doado. Segundo fino,a usina tinha capacidade autossustentável para o município por muitos anos.

O Vereador Jorge Haslinger também entrou com uma indicação para que se proceda com o tapa-buracos, na Avenida Independência que atravessa a cidade e em outras ruas do município. Haslinger lembrou que no passado era feito uma parceria com o Deinfra, em que o órgão sedia a massa asfáltica e o município realizava o serviço. Haslinger comenta que esta seria uma boa alternativa para a situação.

A Vereadora Taitane Mendes dos Santos apresentou dois requerimentos, o primeiro foi encaminhado ao Secretário de Estado da Agricultura Moacir Sopelsa, para acrescentar informações no bloco de produtor rural no município de Água Doce. Para Tatiane seria necessário também que constasse no bloco, o nome da Propriedade, pois entende que esta é fundamental para a identificação dos blocos, outra sugestão seria no layout do bloco para que este fosse confeccionado na vertical e não mais na horizontal.

O segundo foi encaminhado ao chefe da 7.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal para que seja realizado estudo técnico com a sinalização horizontal na BR-153, entrada para estrada vicinal próximo ao Posto de Fiscalização da Cidasc. Tatiane comentou que a localização da sinalização interrompe o acesso as propriedades quando em dias de grande movimento no posto de fiscalização.

O Vereador Fino apresentou ainda Moção que concede votos de congratulações para a Vinícola Villagio Grando, nas pessoas dos empresários Maurício Carlos Grando e Guilherme Grando, pelo destaque em rede nacional e regional, na qual a vinícola foi apresentada em telejornais, enaltecendo a qualidade de seus vinhos e o paisagismo que o local oferece.

O Vereador Fino também apresentou Pedido de Informação referente a pá eólica, doada ao município pela empresa Cascata Energia Eólica S.A, localizada na praça Darci Luiz Padilha.

Ainda foi baixado para as comissões, o projeto de Lei Complementar 006, de autoria do Prefeito Novelli Sganzerla, que altera dispositivo da lei complementar 058 de 09 de junho de 2009 que dispõe sobre a estrutura administrativa e quadro de pessoal.

Fonte: Rádio Tropical FM