Notícias do Novo Tílias News

Rio do Peixe responde por 100% do abastecimento do perímetro urbano de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna

Texto: Carla Dildey

Ao abrir a torneira ninguém imagina por quais processos a água que vai ser utilizada passou.  E da mesma forma poucos sabem o destino do esgoto. A certeza que se tem é que o Sistema Intermunicipal de Água e Esgoto – Simae é o responsável pelo tratamento da água e esgoto e por este serviço todo mês é pago um valor.

O Simae foi criado em 1968 e é uma autarquia dos três municípios: Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. Até então a população se abastecia através de fontes e poços, mas o crescimento populacional, o avanço na agricultura e industrialização regional, aliados ao aumento dos níveis de poluição, tornaram estes meios de captação precários e ineficientes e a continuidade do seu uso poderia comprometer a saúde pública.

Atualmente a captação de água feita pelo Simae no Rio do Peixe abastece 100% das residências urbanas das três cidades. Mas o interior dos municípios também conta com os serviços da instituição. Em Joaçaba, por exemplo, as comunidades de Santa Helena, Nova Petrópolis, Santa Clara Baixa e Alta, Linha Bonitinha, Duas Casas e Distrito Industrial são beneficiadas com água de perfurações subterrâneas, mas tratadas pelo Simae.

Diariamente são captados do rio 11 milhões de litros de água e destes são consumidos nove milhões. A capacidade de reserva do Simae é de 13 milhões de litros. “Um reservatório de 500 mil litros de água abastece o bairro Flor da Serra e imediações, em Joaçaba, por exemplo. Mas temos que nos preocupar com o crescimento das cidades. Por isso, anualmente realizamos estudos de necessidades e nos finais de cada ano entregamos para cada prefeitura um relatório juntamente com o planejamento das ações para todo o ano seguinte”, conta a diretora presidente da instituição, Elisabet Sartori, que trabalha a 36 anos no Simae.

São 92 colaboradores os responsáveis por todos os serviços do Simae, entre eles a manutenção da rede de água e esgoto, bem como pelo trabalho administrativo. Com recursos próprios, o Simae está licitando a obra para fazer toda a rede coletora do bairro Jardim Itália e metade do bairro Anzolin.

Purificação da Água

Após a captação da água do rio é adicionado o policloreto de alumínio catiônico, substância que faz as sujeiras contidas na água se unirem, formando flocos. A etapa seguinte é a decantação onde os flocos, por serem mais pesados do que a água, afundam, ficando ali depositados. A água ainda passa por cinco filtros de carvão antracito, seixo rolado e areia de diversas granulometrias, recebe a adição do cloro para a desinfecção e do flúor para proteger a população das cáries dentárias e por fim, a cal para equilibrar o PH. Depois de passar por todas essas etapas ela está pronta para beber.

Tratamento do esgoto

Ao contrário do que se pensa o tratamento do esgoto é feito somente através de tratamento biológico (bactérias que consomem a matéria orgânica). “O processo utilizado pelo Simae usa um principio biológico, onde através da ação de microorganismos ocorre a digestão da matéria orgânica presente no esgoto, purificando-o e possibilitando sua devolução ao rio sem poluição”, explica o diretor adjunto, Aluir Flemming. O esgoto que chega às estações de tratamento fica aproximadamente oito dias para depois ser encaminhado ao rio.

“É admirável o trabalho do Simae e o empenho de todos os colaboradores em buscar o melhor para os nossos municípios. Hoje Joaçaba conta com 45% de rede coletora de esgoto, mas com o repasse de R$ 6,8 milhões da Funasa atingiremos a marca de 62% e assim eu e o prefeito Rafael juntamente com o Simae vamos ir trabalhando gradativamente para chegar a todos os bairros. Isso é uma questão de saúde e de qualidade de vida”, comentou o vice-prefeito Marcos Weiss durante a visita às estações de tratamento de água e esgoto.

O trabalho do Simae é reconhecido nacionalmente, tanto é que além de alunos de toda a região também recebe gestores públicos de vários municípios do Brasil em busca da tecnologia e sistema que é utilizado aqui. Para marcar visitas basta agendar pelo telefone 3551 8200, ou através do site www.simae.sc.gov.br.

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc