Obras deixarão Herval d´Oeste com 75% de cobertura em saneamento básico. |
O projeto no qual o município foi contemplado prevê a execução de redes coletoras de esgoto, ligações domiciliares, escavação e reposição de pavimentação, entre outros trabalhos. Os investimentos são a fundo perdido, com recursos do Governo Federal, através da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Depois que a obra estiver concluída, Herval d´Oeste contará com mais 75% de sua parte urbana coberta pelo sistema de saneamento básico e passará para 80% com mais R$ 1 milhão e 600 mil que sobrou da primeira etapa das obras. Números que poucos municípios possuem.
“Esse é aquele tipo de obra que muitos prefeitos não gostam, pois o investimento fica embaixo da terra, mas representa qualidade de vida para a população e saúde para todos”. Disse o prefeito Nelson Guindani.
O trabalho será executado pela empresa Andrade, que terá um ano para concluir. O local onde as obras iniciarão já está definido. “Estudamos junto com toda a equipe técnica e de Engenheiros onde seria o melhor lugar para iniciar e decidimos pelo bairro Nossa Senhora Senhora de Fátima”. Adiantou o empresário Jucenei Andrade, representante da empresa que executará a obra.
O prefeito Guindani garante que diferente da primeira etapa das obras, onde muitos transtornos foram registrados com a demora para repor a pavimentação das ruas abertas, desta vez haverá maior agilidade neste serviço. “Faremos diferente desta vez e queremos garantir menos transtornos para a população. Claro que após a abertura um tempo é necessário para que o solo se acomode, mas diferente do que fizemos antes queremos agora trabalhar com maior agilidade”.
O Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE) fará a fiscalização dos trabalhos que competem ao órgão. Cada etapa precisa estar dentro do que está descrito no projeto. A diretora-presidente da autarquia, Elizabeth Sartori, destacou que as obras planejam Herval d´Oeste para o futuro. “Vamos garantir saneamento para áreas onde estão previstas ampliações do perímetro urbano, com a construção de condomínios. Desta forma estamos garantindo cobertura para que Herval d´Oeste possa se desenvolver”.
O superintendente estadual da Funasa esteve presente no ato da assinatura. Adenor Piovesan destacou que nos últimos anos R$ 20 milhões em obras de saneamento foram destinados para Joaçaba, Herval e Luzerna, os três municípios que são atendidos pelo SIMAE. Segundo ele, as obras colocam a região como destaque no país. “É o resultado do trabalho de equipes afinadas e comprometidas com as comunidades”.
Veja na imagem os bairros e ruas onde serão feitas as obras
Superintendente da Funasa esteve presente para a assinatura da ordem de serviço. |
Fonte: http://www.ederluiz.com.vc