Notícias do Novo Tílias News

Escola de Pais em Videira completa 30 anos

"Ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos." Esta é a missão da Escola de Pais do Brasil. A Seccional de Videira foi fundada em 13 de abril de 1985.


No ano em que a Escola de Pais de Videira comemora seu 30º aniversário, muitas atividades comemorativas e de consolidação de seu trabalho estão sendo desenvolvidas. Círculos de Debates, Palestras, Seminário e Revista já estão confirmados.

O Circulo dos amigos que está em andamento no Colégio Eurico Rauen, já está no seu 3º encontro, conta com 39 participantes comprometidos e focados na proposta de estudar, aperfeiçoar-se para melhor educar os filhos e proteger a família.

O tradicional Feijão Família, na sua 14ª edição, evento que permite a manutenção e custeio financeiro das atividades da entidade, também já está programado para dia 20 de junho de 2015.

Os demais eventos serão anunciados assim que confirmados locais e datas.

Agradecemos a toda comunidade videirense e da região pela aceitação e apoio ao trabalho desempenhado, na certeza da participação na construção de um país melhor. Juntos somos mais fortes.

ESCOLA DE PAIS DO BRASIL E SUAS CARACTERÍSTICAS LEGAIS

A Associação Escola de Pais do Brasil é uma pessoa jurídica sem fins lucrativos, apartidária, particular, voluntária, cristã não confessional, gratuita e formada por voluntários. Portanto, está aberta a todos os interessados na educação e orientação de jovens e crianças, independente de raça, condição social, credo político, religioso ou nível intelectual.

A Escola de Pais do Brasil é dirigida por uma Diretoria Executiva Nacional, que coordena, supervisiona e orienta o trabalho uniformemente em todo o país. A Diretoria Executiva Nacional possui dois órgãos de assessoramento: O Conselho Consultivo e o Conselho de Educadores - formado por profissionais de diferentes áreas, que são responsáveis pelo conteúdo pedagógico necessário para a atividade.

QUAIS OS PRINCIPAIS EVENTOS REALIZADOS PELA ESCOLA DE PAIS DO BRASIL?

Círculos de debates, curso de aprofundamento e capacitação - CAC, palestras para pais e alunos das escolas e/ou outras instituições, artigos em jornais e outros periódicos, painéis e entrevistas para rádios e televisão, revisões locais, regionais, estaduais, nacionais, seminários regionais, lançamentos de revistas, congresso nacional.

OS CÍRCULOS DE DEBATES, COMO FUNCIONAM?

Os Círculos de Debates são a base sobre a qual se apoia o fundamento da Escola de Pais do Brasil, funcionam uma vez por semana, com duração estimada de uma hora e quarenta minutos. Estas reuniões se realizam em colégios, clubes, empresas, igrejas ou em qualquer lugar onde haja a possibilidade de reunir pessoas preocupadas com a educação de filhos.

Nos Círculos de Debates, os participantes, a partir de suas experiências discutem e compartilham dúvidas, preocupações, dificuldades de educar e possíveis caminhos a ser buscado, daí a importância dos encontros semanais. Nesse período há um tempo para interiorização das informações e debates, pois mudar não é um processo fácil. Nosso trabalho pausado amplia a percepção de muitas situações e facilita a descoberta de novas formas de lidar com velhos problemas.

A QUEM ESTÃO ABERTOS OS CÍRCULOS DE DEBATES?

A todos os casais, casados oficialmente ou não, separados, mães solteiras, pais que estão com a guarda dos filhos, avós que têm netos sob seus cuidados, educadores e todos aqueles que têm sob sua responsabilidade crianças para educar.

São algumas razões para participar: amor aos filhos e família, preparar-se melhor para a missão pai/mãe/educador, desejo de acertar na educação dos filhos e/ou crianças e adolescentes sob sua responsabilidade.

QUAIS OS TEMAS DOS CÍRCULOS DA ESCOLA DE PAIS?

1. Educar é um Desafio.
2. Valores e Limites na Educação.
3. Pai, Mãe e Agentes Educadores.
4. Educação do Nascimento à Puberdade.
5. Adolescência: O Segundo Nascimento.
6. Sexualidade no Ciclo de Vida da Família.
7. Cidadania e a Cultura da Paz.

1. BENEFÍCIOS ESPERADOS:

Com certeza os benefícios acontecem como são constatados nas avaliações individuais, tais como:
1. Melhoria na comunicação, no diálogo e na convivência entre pais e mães, pais e filhos entre o casal e até mesmo entre os filhos.
2. Utilização de limites de forma mais adequada.
3. Melhor entendimento na educação dos filhos, de acordo com as fases do crescimento.
4. Prevenção ao uso de drogas.
5. Maior parceria entre os pais no dia a dia da educação



Nestes 30 anos, foram presidentes da entidade os seguintes casais:

• ELCINDA E MILTON LOSSO - 1985 e 1986
• VERA E MARINO SCHIOCHET- 1987 e 1988 (também fundadores)
• INEIDA E JOAO DIRCEU BRESSAN - 1989 e 1990
• ANA MARLENE E MELSI RISSI - 1991 e 1992
• ANTONIA E FERNANDO FARIAS- 1993 e 1994 (também fundadores)
• LEDA E MAURO FERREIRA CARDOZO - 1995 a 1998
• MARLENE E JOSE CARLOS PEREIRA -de1999 e 2000
• ANA E NILSON PANCERI - de 2001 e 2002
• ANAMARIA E JUAREZ DE SOUZA- de 2003 a 2006
• LUCIANE E RICHARD MORO - de 2007 e 2008
• VERA LUCIA E ORLANDO SPRICIGO - de 2009 e 2010
• SELOIR E CARLOS GRANDO - de 2011 e 2012
• ILZA E ANTONIO SINCLAIR GONCALVES LINS - de 2013 e 2014
• MARILÊS E ANILTON DE OLIVEIRA BORGES - Atual

Fonte: Assessoria de Imprensa