Notícias do Novo Tílias News

Associação dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias completam 20 anos


No dia 20 de abril de 1995, um grupo de abnegados trezetilienses, fundava, a Associação de Bombeiros Voluntários do Município, portanto, nesta segunda-feira, dia 20 de abril, a Associação completa 20 anos.

A data é um marco emblemático e histórico para a sociedade trezetiliense.  Com duas décadas de atuação, é a única associação de bombeiros 100% voluntária do Brasil, a entidade chega aos 20 anos, com 30 voluntários associados, dos quais 20, ativos.

A associação, conta com ótimo estrutura, tem sede própria, um caminhão resgate, um caminhão tanque, uma ambulância e um veículo Toyota.

Os principais atendimentos prestados são os pré-hospitalares, como acidentes de trânsito, de trabalho e domésticos, presta serviços sociais para a comunidade trezetiliense e faz combate a incêndio.

Para a marcar a data, o programa jornalístico Café Tropical contou um pouco dessa história, dos bravos voluntários trezetilienses na manhã desta segunda-feira.

A associação foi fundada por sete voluntários: André Moser, Ludovico Fiedler, Erico Klotz, Jorge Kandler, Rudi Moser, Adair Zuffo e Rudolf Illetschko. Um ano mais tarde foram incorporados mais membros na diretoria:

Adelino Küll, Leonir Primo de Ros e Tarso Dresch.

Hoje pela manhã, André Moser, Ludovico Fiedler, Erico Klotz, Jorge Kandler, estiveram nos estúdios da Tropical para contar um pouco da história da formação, de uma das instituições mais tradicionais e respeitadas de Treze Tílias.

André Moser, primeiro presidente da associação, disse que que a criação da entidade teve apoio do voluntário austríaco Eriko Eckscheider que se prontificou com ideias para fundar os bombeiros voluntários em Treze Tílias.

Moser lembrou, que a formação da primeira equipe, contou com profissionais de várias áreas. Os primeiros recursos para manter a associação vieram da Áustria.

O primeiro combate a incêndio, por falta de equipamentos adequados, foi feito através de baldes.

Atualmente a associação se mantem basicamente com recursos oriundos do Poder Público e com recursos que vem com a venda de bebidas durante a realização da Tirolerfest.

Entre as principais necessidades da associação, está uma nova ambulância. Entre os projetos para o futuro, está a construção de mais uma sede. O terreno do novo espaço, foi doado pela administração municipal, agora falta o recuso para a construção da nova sede.

Fonte: Rádio Tropical FM