Notícias do Novo Tílias News

Relatório da ONU sobre a água no planeta é apresentado e debatido na Unoesc Videira

A Unoesc Videira através dos cursos de Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Alimentos e Biotecnologia, realizou na noite de ontem quarta-feira (25) um amplo debate em torno dos recursos hídricos. O evento esteve voltado ao dia mundial da água, celebrado no ultimo domingo dia 22. Na oportunidade a Videirense Ângela Renata Cordeiro Ortigara, doutora em recursos hídricos apresentou o relatório mundial das Nações Unidas (ONU) que apresenta a situação atual da água no planeta. Alem do relatório, representantes do poder público municipal, estadual, Comitê Rio do Peixe, Fátma, Aciav e BRF, através de seus representantes, debateram e expuseram as ações em nível estadual , regional e local para preservação da água. Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório da ,universidade que contou com estudantes, profissionais da área e demais interessados no assunto. 

Após o evento, a doutora Ângela, Videirense, hoje funcionária da Organização das Nações Unidades, e graduada pela Unoesc de Videira, falou sobre como está a água no nosso planeta e qual o papel das pessoas, e organizações na preservação desse recurso vital.
Já o Vice-reitor de Campus Antonio Carlos de Souza, considerou o evento como uma grande oportunidade para se pensar melhor na preservação do recurso.
Quanto a importância para os cursos, o Vice-reitor aponta que é um movimento constante de aprimorar a formação no futuro profissional.
O evento superou nossas expectativas de público e eu acredito que foi muito produtivo termos na nossa universidade a apresentação desse relatório da ONU. Essa apresentação nos permitiu conhecer que caminhos deveremos seguir se queremos preservar a nossa preciosa água. Cabe ressaltar ainda o quanto é importante a participação do poder público e da sociedade civil nesse processo, pois a mudança que queremos deve ser participativa e a Universidade também precisa estar envolvida e ser a propulsora dessas mudanças.




Fonte: Rádio Videira AM