Notícias do Novo Tílias News

Proposta para mudar o trânsito de Herval d´Oeste tem apoio unanime dos vereadores


A Câmara de Vereadores de Herval d´Oeste realizou nesta segunda-feira (30) uma sessão extraordinária, sem remuneração, para debater mudanças no trânsito e melhoria na mobilidade urbana. O encontro contou com a participação de empresários, autoridades, representantes de entidades de classe e comunidade em geral. Os hervalenses Cristiano Mendonça e Junior Celito Brandalise apresentaram um vídeo com a simulação da proposta de reorganização do trânsito, que visa melhorar o fluxo de veículos e valorização do comércio local. “Estou aqui dando minha contribuição como cidadão”, disse Cristiano ao esclarecer que não possui formação na área, mas dedicou seu tempo para elaborar um estudo viável. “Mais de 100 pessoas colaboraram com a elaboração desta proposta”.

Dentre as principais alterações, está a transformação em mão única de parte da Rua Santos Dumont, que compreende o início da Travessa Pinheiro Machado até a Padaria Multisabor, com estacionamentos em ambos os lados. “A intenção é dividir o tráfego de veículos também com a Rua Nereu Ramos, que hoje é utilizada apenas por quem precisa”, defendeu Cristiano. Pela proposta, a Nereu Ramos será a nova rota do transporte coletivo, os ônibus só vão acessar a Santos Dumont pela Travessa Pinheiro Machado. “Vamos valorizar áreas em que o comércio não se desenvolveu”, citou Cristiano ao chamar a o trajeto de novo centro de Herval d´Oeste. Nesta área de cerca de um quilometro de via única a prospecção é que possam ser construídos 48 edifícios com capacidade para 1.150 apartamentos, viabilizando 3,5 mil novas moradias.

Para desafogar o trânsito na saída da ponte Jorge Lacerda, o estudo aponta como alternativa utilizar a Dorival de Brito e Avenida Beira Rio para chegar à Prefeitura, proibindo a entrada de veículos pela Nereu Ramos (Hotel Lotus). Os idealizadores da proposta apontaram a necessidade da implantação de 77 placas de sinalização, que inicialmente seriam galvanizadas com um custo estimado em R$ 5.230,00.

Apesar do prefeito Nelson Guindani não estar presente, o presidente da Câmara Leo Mascarello (PSD), afirmou que ele aprovou o projeto e se comprometeu a executá-lo. “Sabemos que o custo será bem maior, pois teremos que mudar sinalização nas vias, remover postes e implantar lombadas”. Leo assumiu o compromisso de que a Câmara de Vereadores vai colaborar com a devolução de recursos à Prefeitura. “Essa reorganização vai embelezar nossa cidade e valorizar o comércio”, ressaltou.




Os vereadores elogiaram o projeto, porém lamentaram o fato de Joaçaba não participar da reorganização do trânsito, que reflete diretamente nos dois municípios.  Conforme o vereador Adelar Provenci- Kiko- (PSDB), “quando se fala em trânsito, muita gente diz que temos que resolver em conjunto. Tentamos, mas a coisa nunca andou, esta proposta é excelente, devemos testa-la  ”.

O vereador Everton Parisenti (PMDB) parabenizou os idealizadores da proposta dizendo que os vereadores estão juntos nesta luta. “Herval d’ Oeste merece, nossa população merece nosso trânsito hoje é caótico e não favorece o desenvolvimento da nossa cidade”. O vereador Jucemar Katchor (PSD) disse que a proposta é muito interessante que além de melhorar o trânsito vai fortalecer o comércio local, promovendo renda, emprego e arrecadação. Vanderlei da Silva (PR) disse não ver alternativa para o trânsito a não ser executar a proposta. “Parabéns aos idealizadores, mostra a preocupação do cidadão hervalense com a nossa cidade, agora esperamos  que o Poder Executivo acate esta sugestão”.

O vereador Sergio do Nascimento, o Serginho (PP) destacou que se o trânsito é organizado o comércio local ganha. “É muito triste ver vários empreendimentos fecharem suas portas e com certeza a falta de mobilidade e acessibilidade é um dos fatores responsáveis”.

Patrick Giusti (PSDB) reclamou da ausência do Executivo Municipal e ressaltou que a sugestão apresentada na Casa tem que ser colocada em prática o mais rápido possível. “Que não fique apenas no papel, pois este com certeza é um anseio de toda a nossa população”.

Osni de Ávila (PSD), disse que a proposta levou tempo para ser elaborada e que se mostrou muito eficiente e que merece o reconhecimento dos vereadores. “Espero que o município implante este modelo o mais rápido possível”.

Clair Tessari – Cabelo- (PMDB) frisou que a ideia apresentada se mostrou extremamente eficiente e viável. “Joaçaba não aceita fazer mudanças em conjunto com Herval d’ Oeste, então vamos pensar na nossa cidade e colocar esta ideia em prática”.

“Motivamos duas ou três audiências com Joaçaba. Ficou apenas na conversa, eles não tem interesse”, disse Juarez de Souza (PMDB) acreditando que o comércio do município vizinho não aceite as mudanças por temer um fluxo maior em Herval. “O que tínhamos que estudar já estudamos, o que tínhamos para debater já debatemos, agora é executar, em 10 anos nesta Casa este foi o melhor estudo e trabalho que vi”, finalizou.

“Essa proposta vem ao encontro da nossa necessidade”, apontou Davi Frozza (PSD). “O Ministério das Cidades deu um prazo para que os municípios elaborassem seus planos de mobilidade urbana, e o prazo encerra agora em abril, estamos no limite máximo. Não se trata de exigência, é uma responsabilidade dos municípios, e quem não tiver o plano, não vai conseguir recursos para o trânsito”, informou o vereador.

O setor de planejamento já está realizando estudo de impacto com as mudanças sugeridas, que poderão ser implantadas ainda neste ano.

Texto: Joce Pereira

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc