Notícias do Novo Tílias News

Prefeitura de Videira e COMUPAVI iniciam as castrações gratuitas

Desde a terça-feira (7), estão sendo realizadas as castrações gratuitas de cães e gatos, promovidas pela Prefeitura de Videira, por meio das secretarias municipais de Saúde e Agricultura, em parceria com o Conselho Municipal de Proteção aos Animais de Videira - COMUPAVI. De acordo com o prefeito de Videira - Wilmar Carelli, esta ação é destinada aos animais abandonados e encontrados no município, desde que sob posse de um responsável, bem como aos animais pertencentes a famílias de baixa renda. "Tivemos 300 inscritos. Nesta primeira etapa serão castradas 200 cadelas e 100 gatas", explicou.

As cirurgias de castrações estão sendo realizadas na Clínica Moura, vencedora da licitação, por uma equipe formada por três veterinários, comandados por Eduardo Robertti. Todos os dias da semana, até 16 de abril, serão realizadas dez castrações diárias. O veterinário da prefeitura, Vilson Vanz, ressaltou que todas as castrações já estão pré- agendadas, pois ao fazer a inscrição, a pessoa recebeu o dia e horário do procedimento. "Pedimos que as pessoas fiquem atentas e compareçam ao dia marcado. Conforme combinado, o animal deve ser levado até clínica de banho tomado e em jejum", disse.

Procedimento

Toda a cirurgia é realizada dentro das normas e padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária. A técnica utilizada é ovariohisterectomia, onde são retirados o ovário e o útero. Assim que o animal chega na clínica é feito a tricotomia, onde os pelos no local da cirurgia são raspados, em seguida ele é sedado e é feito a assepsia, para então receber a anestesia geral e passar pela cirurgia. O animal sai da clínica no final do dia, após voltar da anestesia e receber as primeiras medicações. É entregue ao proprietário uma receita com a medicação que será necessária por dez dias. Vanz destaca que o proprietário poderá escolher o local que quiser comprar, contudo, é essencial que seja feito o tratamento.

Importância da Castração

Os animais se reproduzem em escala geométrica, ou seja, as ninhadas de hoje darão origem a novos animais que também procriarão e assim sucessivamente. Por exemplo, um casal de cães, ao longo de três anos, podem gerar mais de 300 descendentes. Isso causa uma superpopulação animal, o que contribui para o aumento de animais abandonados e em situação de risco. A castração é uma forma eficiente de barrar essa reprodução descontrolada. Dessa forma, o objetivo da Prefeitura com esta ação é controlar a natalidade animal, fazendo com que os animais procriem menos e evitando problemas futuros de abando e maus tratos.

COMUPAVI

O Conselho Municipal de Proteção aos Animais de Videira desenvolve ação de proteção aos animais. Em 2014, foram realizadas reuniões mensais, onde foram discutidos importantes temas, além disso, originou uma série de ações e medidas em prol dos animais, como a Semana Municipal de Proteção aos Animais e as castrações gratuitas. No dia 10 de março acontece a primeira reunião ordinária de 2015.



Fonte: Assessoria de Imprensa