Notícias do Novo Tílias News

Prefeito de Luzerna defende pesquisa feita no município

A prefeitura de Luzerna enviou ao Portal Éder Luiz a justificativa em relação a pesquisa que está realizando no município. Nesta semana houve polêmica após a divulgação de um vídeo onde um munícipe questiona a realização da pesquisa com veículo da prefeitura e por ela estar sendo feita por servidores em cargo de confiança e estágio. Outro questionamento foi em relação a uma das perguntas, que apurava qual é o vereador mais atuante do município. O prefeito Moisés Diersmann respondeu que não houve objetivo político na pesquisa e nem na pergunta. “As pesquisas de gestão sempre colocam qual a avaliação que a comunidade faz da câmara de vereadores, isso tem em todas as pesquisas de gestão. O que não se coloca é: se a eleição fosse hoje em quem você votaria? Isso seria totalmente eleitoral, agora pedir a avaliação que você faz para o desempenho do prefeito, para a administração e o vereador mais atuante ela não tem nada a ver com questão eleitoreira, tanto que não relacionamos nomes de vereadores”.

O prefeito justificou ainda que a pesquisa serve para a administração fazer uma análise da gestão que está sendo feita e que é um importante instrumento para melhorar o serviços oferecidos para a população. “Colocamos uma pergunta sobre quais as maiores necessidades no bairro ou na cidade, ou seja, estamos fazendo além de uma avaliação da nossa gestão nas áreas prioritárias, educação e saúde, um diagnóstico da principal necessidade. É extremamente positivo e nosso objetivo sempre foi tornar isso público”.

O Ministério Público da comarca informou que após receber o vídeo irá analisar se existe irregularidade na forma como o trabalho foi feito.

Justificativa

Por meio de um e-mail enviado a nossa redação a prefeitura justificou e detalhou o trabalho. As informações constam da justificativa oficial elaborado pela administração para embasar a pesquisa.

Leia abaixo:

No inicio de 2014 a prefeitura contratou uma empresa para fazer uma pesquisa de diagnóstico e avaliação da administração. Neste ano tomamos a decisão em fazer a pesquisa usando pessoas que detém conhecimento desta área, até por que o custo seria muito menor. Uma pesquisa deste porte não sai por menos de R$ 5,000,00; porém essa terá um valor estimado não superior a R$ 225,00. O prefeito Moisés ministra a disciplina de pesquisa de mercado na universidade e tem plenas condições de definir a metodologia desta pesquisa e diagnóstico. Além disso, o assessor direto Diego também possui formação em Administração e tem condições de conduzir a operacionalização prática da pesquisa.

Metodologia
Público Alvo
População residente em Luzerna
Definição da amostra
Universo: 2077 residência conforme levantamento das agentes de saúde
Amostra: 369 residências
Erro Amostral: 4,7% e grau de confiança de 95%
Coleta de dados
Entrevistas pessoais em residências aleatórias, porém estratificada em quantidade de cada bairro ou localidade.
Data da aplicação
Dias 11,12,13 e 14 de março  na área urbana e 25,26,27 de março na área rural
Investimento
Impressão: 369 questionários
Pastas, pranchetas e canetas
Pessoal: Assessor de Gabinete Diego que será o responsável pela operacionalização da pesquisa e 3 estagiários responsáveis pela coleta de dados.
Deslocamento: Automóvel da própria Secretaria da Administração