Notícias do Novo Tílias News

Médicos residentes iniciam especialização no HUST em Joaçaba

Oito novos profissionais atuam nos programas oferecidos pela Unoesc

Iniciou, no dia 2 de março, as aulas de residência médica oferecidas junto ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em Joaçaba. Ao todo, oito novos profissionais atuam nos programas oferecidos pela Unoesc, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

A residência médica, é uma modalidade de pós-graduação destinada aos médicos sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, com orientação de profissionais médicos, conferindo ao final do curso, o título de especialista ao profissional.

Em Joaçaba, o período de residência varia entre dois a três anos, dependendo do programa escolhido. A seleção destes novos profissionais aconteceu no final de 2014, e, pela primeira vez, a responsável pela execução da prova foi a Associação Catarinense de Medicina (ACM).

Conforme destacou a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, professora Jessica Romeiro Mota, a realização desta seleção, através da ACM, trouxe mais visibilidade aos programas oferecidos pela Unoesc.

— Tivemos uma visibilidade e procura maior pelos programas. Um exemplo, é o curso de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que obteve 70 candidatos inscritos por vaga — relatou.

A boa procura pelos programas da Unoesc, é um fato positivo não somente para a Universidade, mas, especialmente, para os usuários do Hospital Universitário Santa Terezinha, já que serão atendidos por profissionais de qualidade.

— É importante que tenhamos um programa de qualidade e reconhecido, pois desta forma estaremos atraindo os melhores médicos para Joaçaba. E todos ganham com isso, pois eles estarão atuando diretamente no HUST como médicos — finalizou.

A Unoesc oferece cursos de residência médica desde 2007. Entre eles, o mais atual é o de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, ofertado pela Instituição desde 2014, e, um dos poucos nesta área oferecidos no país.


Fonte: Jessica Novello