Funcionário aplica o produto que dispensa o uso da água para lavar o veículo. |
Neste domingo, 22, foi comemorado o Dia da Água, uma data importante para pensarmos na conscientização sobre o líquido que move as nossas vidas e a vida na Terra. Cada vez mais se discute alternativas para economizar e usar a água de forma racional, ainda mais diante de exemplos recentes, como a crise hídrica de São Paulo.
Se procurarmos encontraremos bons exemplos bem perto de nós. Aqui em Joaçaba, no Centro da cidade, existe um tipo de serviço que ao contrário das lavações tradicionais de veículos quase não utiliza água, mas oferece o mesmo ou até um resultado melhor. A lavação a seco de carros começa a chamar a atenção de quem quer ajudar a natureza.
Um exemplo destes benefícios está na comparação com a forma tradicional de lavação, na qual em média são gastos 400 litros de água. Para se ter uma ideia do que representa este volume todo, segundo o Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE), cada um de nós consome em média aproximadamente 150 litros de água por dia.
Limpeza de pneus e rodas também é feita com o produto. |
Na lavação a seco o consumo é quase insignificante, os quase 400 litros da lavação tradicional se transformam em apenas 30 gramas, somente o que está na fórmula do spray utilizado, uma cera que além de limpar, hidrata e deixa a lataria polida. O empresário Osvaldo D´agostini Júnior, mais conhecido como “Chique”, explica que em época de preocupação com a escassez a única água que sai da torneira aqui é para lavar o pano que é utilizado nas limpezas e reutilizado várias vezes sem sujar os carros seguintes. “A nossa preocupação era fazer diferente. Queríamos oferecer um serviço que agregasse ao estacionamento que operamos e optamos por algo que não agredisse o meio ambiente, por isso optamos por este tipo de lavação”.
O processo é muito simples. O limpador aplica o spray sobre a lataria e depois passa um pano, o mesmo processo serve para os pneus e rodas. A sujeira acumulada sai facilmente após a aplicação. A limpeza serve para carros que circulam no ambiente urbano. Para veículos pequenos o preço do serviço varia entre R$ 30,00 e 45,00. Apenas dois funcionários dão conta de tudo. O empresário garante que além se ser ecologicamente correto por não utilizar água as vantagens também estão no tratamento dado a lataria do carro, que após algum tempo de lavações a seco começa a adquirir um espécie de película protetora.
“A limpeza não destrói, não coroe a lataria, pelo contrário, o mantém limpo e polido por mais tempo. Tudo isso soma-se a vantagem de não utilizar e não desperdiçar água”. Encerra.
Na imagem é possível perceber a diferença na parte onde o produto foi utilizado. |
Fonte: http://www.ederluiz.com.vc