Notícias do Novo Tílias News

Câmara de Iomerê se reuniu ontem quinta-feira (12)

O Poder Legislativo Iomerense se reuniu para mais uma sessão ordinária na noite desta quinta-feira (12). A reunião que foi presidida pelo vereador Rudinei Lauermann do PMDB e prestigiada pelo prefeito Luciano Paganini foi precedida pelo primeiro encontro oficial dos vereadores mirins empossados na semana passada. Na oportunidade a Câmara Mirim elegeu a primeira mesa diretora dessa legislatura. Houve apenas uma chapa concorrente e, por oito votos favoráveis e um contra, a presidência ficou com o jovem Henrique Locatelli. A 1ª vice-presidência com Marlon Cendron e a 2ª vice-presidência com Ester Paganini. Nathali Cossul fiç1cou como 1ª secretária e Frederico Beal como 2º secretário.

Já na sessão normal dos vereadores de Iomerê, os parlamentares aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei nº 829 que trata sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento Municipal que integrará o sistema de gestão urbana do município de Iomerê e emitirá pareceres, quando necessário, acerca da implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano e no cumprimento do plano diretor.

Ainda durante o encontro os vereadores também aprovaram dois requerimentos e uma moção de pesar. Todos de autoria do vereador Aleomar Penso, do PMDB. A uma Moção de Pesar em razão do falecimento da Srª. Adélia Zanini, falecida há alguns dias. Dona Adélia era a cidadã mais velha de Iomerê, com 105 anos. A Moção foi de autoria de todos os parlamentares iomerenses.

Penso pede melhorias da conservação da SC 453
A má conservação da SC 453 foi alvo de um requerimento do vereador Alemoar Penso (PMDB) durante a sessão desta quinta-feira (12). No documento Penso solicitou ao Secretário de Desenvolvimento Regional de Videira, Dorival Borga, que seja feita a roçada às margens da Rodovia SC 453, uma vez que as placas de sinalização e orientação estão cobertas pela vegetação, e outras inclusive encontram- se no chão. O requerimento ainda pede que seja efetuada a limpeza de calhas e bueiros de escoação pluvial, que obstruídos em diversos pontos. "O presente requerimento se justifica pela exposição das pessoas que trafegam no local, e que muitas vezes não se trata de moradores da nossa região, o que faz com que o risco aumente ainda mais", disse Penso.

Para o vereador, a roçada e organização das placas, além da desobstrução das calhas e bueiros pode funcionar de forma preventiva antecipando e minimizando os riscos. "Vale destacar ainda, que o pedido de roçada já foi alvo de requerimento feito pelo presidente dessa Casa - Rudinei Lauermann, ainda no ano passado, e aprovada e apoiada por todos os vereadores".

Qualidade da reforma da Escola Estadual Frei 
Evaristo de Iomerê é questionada por vereador


Na sessão desta quinta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Iomerê, o vereador Aleomar Penso (PMDB) apresentou requerimento ao Secretário de Desenvolvimento Regional de Videira, Dorival Borga, para que esse tome medidas de urgência, com relação à cobrança dos reparos em serviços prestados pela empresa que tem feito às reformas na Escola de Educação Básica Frei Evaristo em Iomerê.

De acordo com o vereador a reforma previa que todo o telhado da escola seria trocado, assim como o forro e a parte elétrica seriam refeitos. No entanto, segundo Penso, a parte elétrica continua com sérios problemas, uma vez que não foram realizadas as adequações necessárias, como a troca do padrão antigo, bem como a rede que não foi totalmente substituída, além de interruptores e tomadas que merecem reparos e substituições. O vereador ainda relata que os ventiladores não estão funcionando corretamente, e muito provavelmente em razão dos problemas elétricos apresentados, o que acaba expondo os alunos a uma temperatura muito alta nos dias de verão intenso.

No documento ainda consta que a ação dos ventos acabou levantando parte da cobertura, uma vez que essa não deve ter sido fixada de forma adequada, assim, com as chuvas os problemas se acentuam, a forração em vários pontos está caindo. "Caso estas melhorias não ocorram dentro do prazo da garantia do serviço, formalizarei queixa na promotoria pública para que sejam tomadas as medidas cabíveis, isso tudo em respeito aos alunos, aos professores e diretores desta instituição".

O vereador ainda relatou problemas no Ginásio de Esportes da Escola, que segundo ele, por não ter sido cobrado as providências na época de sua construção acumula hoje vários problemas, tais como, os sanitários, vestiários (que não foram usados) e vários itens de segurança, além da iluminação que é precária e oferece risco eminente. A cobertura também merece reparos urgentes, oferecendo risco para os alunos, que não tem um espaço adequado para a prática de esportes, aulas de educação física, e muito menos que atendam as necessidades básicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa