Notícias do Novo Tílias News

Secretaria de Saúde de Videira faz alerta sobre o Câncer de boca

O Câncer de boca mata mais de 14 mil brasileiros por ano e apresenta como fatores de risco o tabagismo, consumo frequente de álcool, exposição solar, idade superior a 40 anos, histórico familiar e agentes biológicos. Em Videira, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tem atuado no diagnóstico de alguns casos. “Queremos fazer este alerta porque a rede pública tem condições de auxiliar no diagnóstico desses casos, mas é preciso que as pessoas fiquem atentas e procurem os consultórios odontológicos da Secretaria de Saúde”, disse o diretor de Saúde Bucal de Videira, o dentista, Paulo Roberto Pereira da Silva destacando que mês de fevereiro a Secretaria confirmou um caso, que já está em tratamento e um segundo aguarda o resultado dos exames para confirmação.

Segundo o diretor de Saúde Bucal devemos aproveitar os momentos de escovação dos dentes para fazermos o autoexame da boca observando a existência de lesões ,manchas, inchaços , feridas que não melhoram principalmente na língua, bochechas e lábios. Dificuldades ao mastigar ou ao engolir, além de próteses mal adaptadas também devem ser observadas, pois quando o Câncer é diagnosticado no início, maiores são as chances de cura.

A secretária de Saúde Maria Eneida Furlin Dresch destaca que na medida em que as pessoas se conscientizarem fica mais fácil largar os hábitos que só trazem prejuízos e malefícios a saúde como o cigarro e o álcool. A secretária ainda aponta que a equipe de profissionais da odontologia, tanto dos postos de saúde, quanto do Centro de Especialidades Odontológicas está preparada para realizar o diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas a cavidade bucal da população de Videira e região.



Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira