Notícias do Novo Tílias News

Rodeio Nacional de Campeões reuniu mais de seis mil pessoas em Piratuba

Foram 12 Federações representadas em Piratuba.

As Federações do RS, SC, PR, MT, SP e Planalto Central, com os Estados da BA, GO e DF, estiveram em Piratuba para o 17º Rodeio Nacional de Campeões, que foi realizado de quinta a domingo. A programação também contou com o 13º Festival Nacional de Arte e Tradição e os Jogos Tradicionalistas.

As competições de tiro de laço, vaca parada, gineteadas e chasque foram realizadas no Parque de Eventos. As competições esportivas, como a bocha campeira e o bolão, aconteceram no campo da Associação Atlética Riopeixense e no Ginásio Municipal. Já as disputas da parte artística, que contou com apresentações de grupos de danças, declamações de poesias e chula, foram realizadas no Centro de Eventos.

Competições artísticas empolgaram o público.



O presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha – CBTG, João Ermelino de Mello, destaca que Piratuba foi exemplo na organização. “Uma cidade pequena, porém superior a muitas no que se trata de estrutura e organização. Piratuba fez parte do show que é o Nacional, a parceria que tivemos com os tradicionalistas locais, com o prefeito e sua equipe que abraçaram o evento, fizeram a diferença”, relata. “Os tradicionalistas do Brasil inteiro falaram e vão continuar falando de Piratuba, a divulgação é uma consequência desta aposta que o município fez. Além de ser notícia no país por sediar o Nacional, também é notícia pela hospitalidade, pelo carinho com que as pessoas nos receberam e pela estrutura turística que oferece. Saímos daqui satisfeitos e com vontade de voltar”, garante Mello.

De acordo com a comissão organizadora, entre competidores e familiares, Piratuba recebeu durante os dias o evento, mais de seis mil pessoas, fora o público local. “Nossa avaliação é positiva, a estrutura foi perfeita, mesmo sendo um evento desta magnitude. Além de inserir Piratuba no rol dos municípios que já sediaram o Nacional, a cidade também ganhou. Os meios de hospedagem e o comércio em geral registraram aumento nas vendas e na movimentação financeira”, conta o coordenador Campeiro da 16ª Região Tradicionalista, Agnaldo Riffel. “O evento só foi realizado em Piratuba porque contamos com a parceria da Prefeitura, que apoiou a ideia e auxiliou na realização”, registra Riffel.

Competições de Tiro de Laço foram acirradas.


O Rodeio Nacional também fez parte da programação de aniversário de Piratuba, que completa 66 anos no dia 18 deste mês. “Os piratubenses podem se orgulhar, pois o município sediou mais um evento Nacional, desta vez o maior no quesito de tradicionalismo. Ainda no início de 2014 assumimos o compromisso e não desistimos, colocamos nossa estrutura à disposição, nossa equipe trabalhou e auxiliou e quem ganha com tudo isso é a nossa população. A divulgação que tivemos sem dúvidas trará retorno, muita gente, de regiões distantes, que não conhecia Piratuba, já falam em voltar”,avalia o prefeito Claudirlei Dorini.

Classificação geral: Os três Estados do Sul é que ficaram com os primeiros lugares em Piratuba. SC foi o campeão geral, o RS foi o segundo colocado e o PR o terceiro. O resultado é a soma da pontuação de todas as modalidades em disputa durante o Nacional.
As competições também contaram com a participação das crianças.

Texto: Cristiano Mortari