Ibicaré foi contemplado com o Programa Água para o Campo e 11 cisternas deverão ser construídas no interior
O programa é uma Política pública colocada à disposição dos agricultores na busca de solução para a questão das estiagens persistentes e do consequente prejuízo trazido pela falta de chuva.
Tem como objetivo Especifico o Aproveitamento da água da chuva captada para ser utilizada no consumo humano, higiene e dessedentação de animais em propriedades de agricultores do estado de Santa Catarina através da construção de cisternas de 500 mil litros.
Os recursos necessários para execução deste programa são provenientes de empréstimo do Governo do Estado de Santa Catarina junto ao BNDES e perfazem o montante de Cinquenta e Três Milhões, Oitocentos e Setenta e Um mil, cento e dez reais.
Em Santa Catarina 66 Municípios foram beneficiados.
Segundo Gerson Palavicini, podem se inscrever no Programa Produtores integrados de suínos ou aves domiciliadas no município Beneficiado.
Em Ibicaré estão disponíveis 11 cisternas, onde os beneficiados vão realizar um financiamento de R$ 28 mil e 900 reais com prazo de cinco anos para o pagamento, com parcelas anuais que poderão ter descontos de até 50% no pagamento caso o mesmo seja feito antecipado.
De acordo com Palavicini, os produtores interessados de Ibicaré que se enquadram no programa e no PRONAF devem entrar em contato com a Epagri com o máximo de urgência pois até o final do mês uma lista com os possíveis beneficiários do programa será enviada a Florianópolis para a Secretaria de agricultura e Pesca.
Disse ainda que a Epagri de Ibicaré vem trabalhando com uma lista de produtores e agricultores que tiveram problemas com a água no passado para ver o interesse dos mesmos em aderir ao Programa.
Em Nossa região também foram beneficiados com o programa de Construção de Cisternas os Municípios de Água Doce com 20 Cisternas, Arroio Trinta com 10, Iomerê 14 e Luzerna com 30 Cisternas.
Fonte: Rádio Tropical FM