Notícias do Novo Tílias News

Corpo de Bombeiros de Videira vai ganhar novo quartel

A construção de um novo quartel para o Corpo de Bombeiros de Videira começou a se tornar realidade nos últimos dias. A Prefeitura de Videira é parceira na viabilização da obra, já que por meio da Secretaria de Planejamento é a responsável pelos projetos arquitetônico, elétrico, hidro-sanitário e preventivo de incêndio, além da licitação para a contratação da empresa que executará a obra. Segundo o projeto o novo quartel dos Bombeiros terá um total de 850 m² e será construído na entrada do Bairro Farroupilha, no terreno que fica em frente ao Parque do Rio do Peixe (antigo triângulo do trem), próximo a ponte Cézar Carelli. 

O projeto será executado em duas etapas, sendo que a primeira etapa, iniciada no mês de janeiro, contempla a construção de 462,00 m² que irão abrigar a parte operacional do quartel, que compreende atendimento de emergência com ambulâncias e caminhões, além do atendimento telefônico, alojamentos adequados, salas de aula e espaço para treinamentos. O investimento nesta etapa é de R$ 460.614,07. Desse montante, R$ 150 mil são oriundos do Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública e restante do Fundo Municipal do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

Os serviços administrativos e de vistorias e análises de projetos continuarão funcionando onde hoje está o quartel, até que a segunda etapa seja viabilizada. A ampliação do quartel atual é inviabilizada por causa da proximidade do Rio do Peixe. “O atual prédio dos Bombeiros tem uma estrutura deficitária que já não comporta mais o efetivo e a parte operacional, por isso, estamos unimos esforços entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros, para que Videira ganhe um novo quartel que dê tranquilidade para a atuação dos bombeiros e ainda mais agilidade no atendimento à comunidade”, disse o prefeito Wilmar Carelli ressaltando que o local escolhido para o novo quartel foi amplamente debatido com técnicos da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

O prazo para a conclusão da primeira etapa é de 150 dias. Já para viabilizar a construção da segunda etapa, a 3ª Companhia dos Bombeiros de Videira vai começar a articular a busca de recursos nas esferas estadual e federal. A expectativa é que essa nova etapa inicie em 2016.






 Fotos: Pedro Schaitel

Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira