Notícias do Novo Tílias News

As indústrias de leite de Santa Catarina têm cerca 80% dos trabalhadores ociosos, informou o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do estado (Sindileite)

Segundo Valter Antonio Brandalise, presidente da entidade, as 17 indústrias associadas somam em torno de 15 mil funcionários.

De acordo com ele, as fábricas respondem por 70% do leite processado no estado. O Sindicato informou que calcula que o prejuízo diário na cadeia produtiva do setor esteja entre R$ 11 e R$ 15 milhões.

A situação é consequência do protesto de caminhoneiros, que, somente das rodovias federais e estaduais catarinenses, bloqueiam trechos no Oeste do estado. O protesto dura nove dias e o abastecimento de produtos foi prejudicado.

Na manhã desta quinta-feira (26), havia 19 trechos bloqueados em rodovias federais e estaduais de Santa Catarina.

Ainda conforme o Sindicato, 100% da coleta de leite feita no Rio Grande do Sul e no Paraná está parada há três dias. Além disso, 90% do leite produzido no estado não tem sido coletado devido à manifestação dos caminhoneiros. Isso equivale a 6,5 milhões de litros por dia, segundo a entidade.

Fonte: Rádio Tropical FM