O Sesc promove, em fevereiro, em parceria com o Museu do Vinho Mário de Pellegrin de Videira, a Mostra Sombras que assombram: O expressionismo do cinema alemão. Os nove filmes serão exibidos na última semana de fevereiro na sala de atividades temporárias do Museu. Durante a semana, as sessões serão exibidas as 9h, 14h e 19h30.Já no sábado e domingo, haverá duas projeções: 13h e às 15h30. Os clássicos são na maioria mudos, legendados e em preto-e-branco. Apenas O homem que ri é colorido.
A coordenadora do Museu - Caroline Martello explica que esta será a primeira atividade do ano e as vagas são limitadas. Para reservas os interessados devem entrar em contato pelo telefone: 3566 - 6133 ou pelo e-mail: museudovinho@yahoo.com.br . A entrada é gratuita. A programação começa no dia 23 de fevereiro com o filme O gabinete do Dr. Caligari (1919). Hipnotizado pelo maléfico Dr. Caligari, sonâmbulo vai assassinando diversas pessoas, até se rebelar quando lhe é exigido que mate uma bela jovem. Marco do expressionismo alemão, fascina até hoje pelos criativos cenários e iluminação.
No dia 24, o publico poderá assistir As mãos de Orlac (1924). Pianista talentoso, Orlac perde as mãos em um acidente de trem. Implantam-lhe as mãos de um assassino. Ao descobrir o verdadeiro dono, ele acredita ter também a predisposição para matar. No dia 25 será exibido O Golem (1920), uma história que se passa em Praga, no século XVI. Naquela época os judeus são banidos e acusados de provocar uma epidemia. Um rabino invoca o Golem, um monstro de barro, para convencer o rei a revogar a decisão. Os cenários são tortuosos e as angulações de câmera impressionam.
Para o dia 26, foi escolhido O gabinete das figuras de cera (1924). Nesta produção, um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos, entre eles, Jack, o Estripador. Três visões diversas e independentes da maldade humana são narradas em tamanho desigual. O homem que ri (1928) é a atração do dia 27. Baseado no romance de Victor Hugo, o filme enfoca o herdeiro de um ducado, sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado num perpétuo riso forçado, ele se torna um famoso palhaço, atração de circo.
Dois filmes serão exibidos no dia 28. Fausto (1926) conta a história de um alquimista que faz um pacto com o diabo: em troca de todo o conhecimento do mundo, ele daria sua alma a Mefistófeles. Mas uma paixão por uma jovem italiana abala o acordo. Esta obra de Goethe se inspira em pintura gótica do século XIX. Nosferatu (1922) é a outra opção do sábado. Em 1838, estranho conde que mora em um castelo nos montes Cárpatos decide viver em Bremen, na Alemanha. Adaptação não autorizada do livro Drácula, de Bram Stoker, que serviu de base para as versões de Werner Herzog e Francis Ford Coppola.
Para fechar a semana, no domingo, dia 1º de março, também com dois filmes, será exibido o filme A última gargalhada (1924). A glória e decadência de um porteiro, orgulhoso de seu uniforme engalanado. Versa sobre a vaidade humana e recorre à intensa mobilidade da câmera e a uma montagem inventiva para escapar das legendas explicativas. Em Metrópolis (1927), filme das 15h30, o futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema.
Agenda das exibições:
Dia 23 de fevereiro
O gabinete do Dr. Caligari (1919)
Direção: Robert Wiene, 52 minutos (legendado)
Maiores de 12 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 24 de fevereiro
As mãos de Orlac (1924)
Direção: Robert Wiene, 110 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 12 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 25 de fevereiro
O Golem (1920)
Direção: Paul Wegerer, 68 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 16 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 26 de fevereiro
O gabinete das figuras de cera (1924)
Direção: Paul Leni, 83 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 14 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 27 de fevereiro
O homem que ri (1928)
Direção: Paul Leni, 110 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 16 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 28 de fevereiro
Fausto (1926)
Direção: Friedrich Wilhelm Murnau, 116 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 12 anos
13h
Nosferatu (1922)
Direção: Friedrich Wilhelm Murnau, 81 minutos
Maiores de 12 anos (legendado)
15h30
Dia 1º março
A última gargalhada (1924)
Direção: Friedrich Wilhelm Murnau, 91 minutos (legendado)
Maiores de 12 anos
13h
Metrópolis (1926)
Direção: Fritz Lang, 124 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 16 anos
15h30
Serviço:
Mostra Sombras que assombram: O expressionismo do cinema alemão
De 23 de Fevereiro a 1º de março
Museu do Vinho Mário de Pellegrin
Durante a semana: 9h, 14h e 19h30
Sábado e domingo: às 13h e 15h30
Entrada franca
Fonte: Assessoria de Imprensa
A coordenadora do Museu - Caroline Martello explica que esta será a primeira atividade do ano e as vagas são limitadas. Para reservas os interessados devem entrar em contato pelo telefone: 3566 - 6133 ou pelo e-mail: museudovinho@yahoo.com.br . A entrada é gratuita. A programação começa no dia 23 de fevereiro com o filme O gabinete do Dr. Caligari (1919). Hipnotizado pelo maléfico Dr. Caligari, sonâmbulo vai assassinando diversas pessoas, até se rebelar quando lhe é exigido que mate uma bela jovem. Marco do expressionismo alemão, fascina até hoje pelos criativos cenários e iluminação.
No dia 24, o publico poderá assistir As mãos de Orlac (1924). Pianista talentoso, Orlac perde as mãos em um acidente de trem. Implantam-lhe as mãos de um assassino. Ao descobrir o verdadeiro dono, ele acredita ter também a predisposição para matar. No dia 25 será exibido O Golem (1920), uma história que se passa em Praga, no século XVI. Naquela época os judeus são banidos e acusados de provocar uma epidemia. Um rabino invoca o Golem, um monstro de barro, para convencer o rei a revogar a decisão. Os cenários são tortuosos e as angulações de câmera impressionam.
Para o dia 26, foi escolhido O gabinete das figuras de cera (1924). Nesta produção, um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos, entre eles, Jack, o Estripador. Três visões diversas e independentes da maldade humana são narradas em tamanho desigual. O homem que ri (1928) é a atração do dia 27. Baseado no romance de Victor Hugo, o filme enfoca o herdeiro de um ducado, sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado num perpétuo riso forçado, ele se torna um famoso palhaço, atração de circo.
Dois filmes serão exibidos no dia 28. Fausto (1926) conta a história de um alquimista que faz um pacto com o diabo: em troca de todo o conhecimento do mundo, ele daria sua alma a Mefistófeles. Mas uma paixão por uma jovem italiana abala o acordo. Esta obra de Goethe se inspira em pintura gótica do século XIX. Nosferatu (1922) é a outra opção do sábado. Em 1838, estranho conde que mora em um castelo nos montes Cárpatos decide viver em Bremen, na Alemanha. Adaptação não autorizada do livro Drácula, de Bram Stoker, que serviu de base para as versões de Werner Herzog e Francis Ford Coppola.
Para fechar a semana, no domingo, dia 1º de março, também com dois filmes, será exibido o filme A última gargalhada (1924). A glória e decadência de um porteiro, orgulhoso de seu uniforme engalanado. Versa sobre a vaidade humana e recorre à intensa mobilidade da câmera e a uma montagem inventiva para escapar das legendas explicativas. Em Metrópolis (1927), filme das 15h30, o futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema.
Agenda das exibições:
Dia 23 de fevereiro
O gabinete do Dr. Caligari (1919)
Direção: Robert Wiene, 52 minutos (legendado)
Maiores de 12 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 24 de fevereiro
As mãos de Orlac (1924)
Direção: Robert Wiene, 110 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 12 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 25 de fevereiro
O Golem (1920)
Direção: Paul Wegerer, 68 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 16 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 26 de fevereiro
O gabinete das figuras de cera (1924)
Direção: Paul Leni, 83 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 14 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 27 de fevereiro
O homem que ri (1928)
Direção: Paul Leni, 110 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 16 anos
9h - 14h e 19h30
Dia 28 de fevereiro
Fausto (1926)
Direção: Friedrich Wilhelm Murnau, 116 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 12 anos
13h
Nosferatu (1922)
Direção: Friedrich Wilhelm Murnau, 81 minutos
Maiores de 12 anos (legendado)
15h30
Dia 1º março
A última gargalhada (1924)
Direção: Friedrich Wilhelm Murnau, 91 minutos (legendado)
Maiores de 12 anos
13h
Metrópolis (1926)
Direção: Fritz Lang, 124 minutos (mudo/legendado)
Maiores de 16 anos
15h30
Serviço:
Mostra Sombras que assombram: O expressionismo do cinema alemão
De 23 de Fevereiro a 1º de março
Museu do Vinho Mário de Pellegrin
Durante a semana: 9h, 14h e 19h30
Sábado e domingo: às 13h e 15h30
Entrada franca
Fonte: Assessoria de Imprensa