Notícias do Novo Tílias News

PM vai atender ocorrências com motos em Santa Catarina

A Polícia Militar (PM) passará a atender ocorrências geradas pelo serviço de emergência 190 com motos em Santa Catarina.

A intenção é dar agilidade ao atendimento, além de incrementar o policiamento ostensivo. Hoje, elas costumam atender apenas acidentes de trânsito.

A medida é uma das iniciativas do coronel Paulo Henrique Hemm, que assume o comando-geral da PM em solenidade às 9h30min de hoje, no Centro de Ensino da PM, em Florianópolis.

Aos 54 anos, Hemm é natural de Porto União e atual subcomandante-geral. Colegas afirmam que tem o perfil marcado pela atuação na área operacional. Ele entra no lugar do coronel Valdemir Cabral, que ficou no posto oito meses.

O policiamento com as motos será feito pela Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), um serviço já existente e que segundo o coronel não vem sendo desenvolvido de acordo com a sua verdadeira finalidade.

Os PMs estão sendo treinados e a expectativa é de que em 15 dias comecem os trabalhos nas ruas. O grupo também continuará atuando no serviço de trânsito. O comandante garantiu que o atendimento das ocorrências de crimes com motos será feito sempre por no mínimo dois policiais militares.

"Agilidade no tempo de resposta"

A Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc) diz que apoia a novidade e ressalta a necessidade de o atendimento ser sempre realizado por dois policiais como medida de segurança.

- A medida é muito boa, traz agilidade no tempo de resposta e também economia ao Estado - diz o presidente da Aprasc, Elizandro Lotin, lembrando que a experiência já é feita em Chapecó, no Oeste.

No cargo de subcomandante-geral assume o coronel João Henrique Silva, procedente do comando da 1ª Região de Polícia Militar, em Florianópolis. Como chefe do Estado Maior-Geral permanece o coronel João Ricardo Busi da Silva.

Fonte: Diário Catarinense