Notícias do Novo Tílias News

PM Ambiental apreende papagaios ameaçados de extinção

Não existem mais de 2 mil papagaios de-peito-roxo soltos no mundo. A maioria das aves estava em residências no município de Água Doce

Animais apreendidos na operação.
A Polícia Militar Ambiental de Herval d´Oeste apreendeu na região 8 papagaios que não eram registrados e estavam sendo criados de forma ilegal. O que mais chamou a atenção é que 5 dos animais são da espécie de peito-roxo, considerada em extinção. As aves estavam em residência, a maioria em Água Doce, e a operação da PM Ambiental era para apurar se estaria acontecendo o comércio destes animais, o que não se caracterizou. Dois dos papagaios do peito-roxo eram bastante novos, o que indica que podem ter sido retirados dos ninhos onde eram criados.

“Para se ter uma ideia de como as apreensões foram importantes, existem menos de 2 mil exemplares do Papagaio-de-peito-roxo soltos no mundo. É uma espécie rara e muito procurada pelos comerciantes de animais”. Informou o tenente Cabral, comandante da PM Ambiental na região.

Ainda segundo o comandante,  todas as pessoas flagradas com as aves responderão por crime ambiental e no caso dos papagaios de-peito-roxo a multa é de R$ 5 mil por animal, além do responsável pelo crime ter que responder um processo na justiça.

Os papagaios estão provisoriamente na sede da ambiental em Herval d´Oeste.  “Faremos agora um trabalho de encaminhamento destes animais para o centro triagem em Florianópolis, onde eles são reabilitados para serem soltos”. Disse o tenente, explicando ainda que é possível ter um papagaio desde que ele tenha registro de um criatório legalizado. “A pessoa que tem interesse deve procurar um criador legalizado e fazer a compra deste animal registrado. Isso evita todas as multas e processos que podem acontecer como no caso destas apreensões”. Encerrou.

Papagaio-de-peito-roxo está ameaçado de extinção.


Fonte: http://www.ederluiz.com.vc