A construção da nova sede, implantada no bairro Jardim Itália em Joaçaba, teve o apoio direto do Governo do Estado por meio do programa Economia Verde Solidária, onde foi repassada para a obra a quantia de R$ 300 mil com contrapartida da Prefeitura Municipal que doou o terreno. Este valor também inclui a compra de máquinas e móveis para oferecer aos artesãos toda a infraestrutura necessária.
Na época, 148 propostas foram analisadas, sendo que deste total apenas 43 foram selecionadas. Além do projeto Tranças da Terra, outro empreendimento de Joaçaba – a Associação Veredas de Santa Helena, também recebeu a quantia para construção de sua sede.
Durante a visita, o prefeito Rafael Laske mostrou muita satisfação em ver o resultado. “Precisamos valorizar este projeto que divulga muito o nome de Joaçaba em todo o Brasil. Quando o Governador comentou comigo sobre este programa, fiz questão de enfatizar o trabalho desenvolvido pelo projeto Tranças da Terra que além de valorizar nossa cultura produz um artesanato lindo e diferenciado”, comentou o prefeito Rafael Laske. A diretora executiva do projeto Tereza Borela Bittencourt Kummer acompanhou a visita e solicitou que os órgãos públicos continuem apoiando este projeto. “Esperamos continuar tendo o apoio da administração, especialmente para alguns detalhes que faltam ser solucionados na parte externa da obra”, comentou. O prefeito e o vereador Francisco garantiram o apoio necessário.
O showroom onde ficam expostos todos os trabalhos desenvolvidos pelo Tranças da Terra fica localizado em uma sala na Casa da Cidadania de Joaçaba na Rua Tiradentes nº 170. Além de Joaçaba, o projeto abrange outros quatro municípios: Catanduvas, Luzerna, Lacerdópolis e Ouro.
Fonte: Assessoria de Imprensa