Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba - Aline Rocha vence pela terceira vez a São Silvestre


Foi um ano de mudança, trabalho e realizações. A quebra de recordes brasileiros nas pistas e nas ruas projetou Aline Rocha no cenário nacional da categoria cadeirantes e no cenário internacional com a conquista do 3º Lugar na Meia-Maratona realizada no Japão. O resultado de um ano repleto de conquistas se confirmou ao garantir o título na 90ª Corrida Internacional de São Silvestre.

A mudança para a cidade de São Caetano do Sul teve resultados positivos ainda no mês de Abril quando a atleta patrocinada pelo Laboratório Pasteur quebrou o recorde brasileiro nas provas de 800m (2min19seg), 1.500m (4min21seg) e nos 5.000m (14min48seg) ao participar do Open Brazilian Championship Caixa Loterias. Nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixas onde compete nas provas rápidas, garantiu o 2º lugar no Ranking dos 100m (18,97seg), 200m (34,60seg) e nos 400m (1min07seg) ficando atrás de sua principal concorrente, Maria de Fátima da Fonseca (Fah Fonseca). Depois de vencer no Geral a categoria cadeirantes nas 10 Milhas da Garoto, superando inclusive o recordista brasileiro dos 800m masculino para a classe T53, acabou sendo superada por Fah Fonseca na Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro em Agosto. Nessa última, Aline Rocha terminou a prova com uma lesão no ombro direito, que segundo seu técnico foi decorrente de erro na tentativa de aperfeiçoamento da técnica para corrida.


Passado o susto e com uma reavaliação técnica, Aline voltou a conquistar bons resultados, conquistando o segundo lugar em sua primeira participação em provas de 42km, competindo na Maratona Internacional de São Paulo onde estabeleceu o recorde brasileiro feminino para essa distância (2h18min). O maior desafio da carreira seria a participação na 34ª Oita International Wheelchair Marathon, na cidade de Oita no Japão. Na competição mais tradicional do mundo para a categoria cadeirantes, a atleta do meio-oeste catarinense participaria na prova de Meia-Maratona (21km) onde conquistou o terceiro lugar. Superando a marca de Fah Fonseca na Meia-Maratona Internacional do Rio (1h04min), Aline Rocha estabelece o novo recorde brasileiro para essa distância (57min). Mas, como o ano só termina no dia 31 de dezembro, o desafio seria defender o título na mais tradicional corrida de rua do Brasil.

A São Silvestre-2014 prometia muitas emoções, Heitor Mariano dos Santos (atleta de São Vicente-SP) teria o desafio de vencer o penta-campeão masculino Jaciel Paulino e seu companheiro de corridas Carlos Neves. No feminino teria o encontro dos dois maiores nomes das corridas em cadeira de rodas brasileiro, Aline Rocha e Fah Fonseca. Aline contava com sua experiência na prova (terceira participação) e para defender o título teria que vencer, pela primeira vez, sua maior concorrente (Fah Fonseca). Na largada já foi possível perceber a competitividade da prova onde os atletas estavam roda a roda. No km 10, Heitor Mariano liderava a prova com menos de 1min de vantagem sobre Jaciel Paulino, esse tinha uma vantagem de apenas 40 segundos sobre Aline, a mesma com diferença semelhante sobre Carlos Neves e Fah Fonseca. Tudo indicava que a prova só seria definida na subida da Av. Brigadeiro Luiz Antônio. A prova teve como Campeão Heitor Mariano com o tempo de 49min53seg seguido de Jaciel Paulino (51min30seg). A terceira a completar a prova foi Aline Rocha com o tempo de 51min48seg seguida de Fah Fonseca (56min20seg) que superou o terceiro lugar masculino (Carlos Neves).

Após a conquista, em entrevista ao vivo no programa Encontro com Fátima Bernardes, Aline Rocha agradeceu a torcida e destacou sua evolução. “Em 2012 fiz o percurso em 1h21min, em 2013 terminei em 1h01min e a expectativa era fazer abaixo de 1h” destacou a atleta que melhorou sua marca em 10 minutos. Seu técnico/namorado, Fernando Orso informa que agora a atleta terá férias merecidas e para 2015 o calendário será recheado com competições internacionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa