Notícias do Novo Tílias News

Aves mantidas em cativeiro no município de Erval Velho, são recapturadas pela Polícia Ambiental

Sete aves foram recapturadas

Depois de atuar na cidade de Água Doce, chegou a vez dos policiais da Polícia Militar Ambiental visitarem na tarde desta quarta-feira (28), o município de Erval Velho, dando sequência a operação de combate à captura de aves silvestres. Na oportunidade foram encontradas em cativeiro de forma irregular sete aves, sendo dois trinca-ferro, um azulão, um tecelão, um sabiá-laranjeira, um chupim e um papagaio do peito roxo que faz parte da lista do IBAMA como animal ameaçado de extinção. As aves apreendidas estavam sendo criadas sem a devida autorização do órgão responsável, ou seja, elas não tinham a documentação necessária para serem criadas em residência.

Matar, perseguir, caçar, apanhar, capturar, comercializar e manter pássaros ou qualquer outro animal silvestre em cativeiro é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais). A multa por manter aves em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por animal sendo que, no caso de espécies ameaçadas de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por espécime.

Desde o início de 2015 já foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental, localizada no município de Herval d´Oeste, 58 aves na região do Rio do Peixe.

Por Julnei Bruno



Fotos: Polícia Militar Ambiental/Divulgação


Fonte: Rádio Catarinense