Está confirmado! A RBS TV voltará a transmitir sua programação direto de Joaçaba na próxima segunda-feira, 15. Informações repassadas ao Portal Éder Luiz dão conta que a emissora definitivamente não transmitirá mais os telejornais locais da cidade de Lages, o que vinha acontecendo desde que o grupo optou por realizar sua operações de jornalismo na cidade serrana. Os motivos para que a RBS voltasse com toda a sua estrutura para Joaçaba ainda não foram divulgados.
Outra informação confirmada é que apresentadores e repórteres também serão transferidos de Lages para Joaçaba e devem ser feitas mudanças no formato de apresentação local do Jornal do Almoço e RBS Notícias. Não há maiores detalhes, mas é provável que boa parte da estrutura de cenários e técnica deixará Lages e virá para Joaçaba entre esta sexta e a segunda-feira.
Mudança polêmica
A emissora foi comprada pelo Grupo RBS no ano de 2005, até então pertencia a Rede Catarinense. Em agosto daquele ano passou a transmitir sua programação local de Joaçaba. Mas em 2007 a estrutura de produção jornalística foi transferida para Lages, gerando descontentamento na população de Joaçaba, já que a concessão do canal de televisão é do município. Ao longo dos últimos sete anos Joaçaba passou a ser uma espécie de sucursal, que contava apenas com uma equipe de jornalismo, mas nos últimos meses não existia mais um repórter local. O espaço do município e da região nos noticiários também foi diminuindo. Nesta semana o assunto foi motivo de pronunciamento do vereador Jucelino Ferraz na câmara de vereadores e a possibilidade de denunciar o caso a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) chegou a ser comentada.
Nota de Esclarecimento
A RBS TV Centro-Oeste começa uma nova fase a partir de segunda-feira (15). O Jornal do Almoço passa a ser apresentado direto do estúdio da TV em Joaçaba com participações ao vivo de Lages. Além das notícias da Serra e do Meio-oeste de Santa Catarina, o público poderá acompanhar os principais fatos do Estado e assistir a quadros como a previsão do tempo com Leandro Puchalski e o colunista Cacau Menezes. A emissora mantém equipes de jornalismo em Lages e Joaçaba voltadas à produção de conteúdo, o que amplia a visibilidade da região.
Telespectadores ficarão ainda mais atualizados com a participação do meteorologista Leandro Puchalski, que trará informações específicas sobre a condição do tempo no Meio-oeste catarinense. Já Cacau Menezes, um dos principais comunicadores do Estado, há 35 anos no JA e colunista do Diário Catarinense, também participará do programa, abordando aspectos da cultura e comportamento. Ele retorna das férias no dia 23.
– Estamos começando um novo momento que tem como premissa um compromisso antigo: ser um espelho do que acontece nas nossas regiões e no Estado de SC – destaca o gerente-executivo da RBS TV no Centro-Oeste, George Fortunato.
Fonte: http://www.ederluiz.com.vc