Notícias do Novo Tílias News

Nova sede da Unoesc Campos Novos segue padrões de sustentabilidade

O projeto envolve a construção de um hospital veterinário.
A obra será concluída em fevereiro de 2016

Além de oferecer um novo espaço físico para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, a construção da nova sede da Unoesc em Campos Novos visa seguir padrões de sustentabilidade. Entre os objetivos da obra estão a edificação pré-moldada com redução de insumos, a iluminação com LED e a utilização de aparelhos de ar condicionado econômicos.

O sistema pré-moldado utiliza estruturas pré-fabricadas, como pilares e vigas, que, a partir do encaixe, são montadas no local, em processo de rápida execução. Insumos como madeira para fôrmas, escoras, pregos, arames, tábuas e outros não são mais necessários, o que reduz o custo final da obra. Outra grande vantagem é a redução do tempo total de execução da obra.

A luz LED possui elementos semicondutores que iluminam ao receberem energia. É muito comum em televisores e computadores, são aquelas luzes que ficam acessas indicando que o aparelho está ligado ou em modo de espera. No setor de iluminação, a lâmpada LED diminui o desperdício de energia em até 95%, não esquenta, já que essa tecnologia não gera calor e pode ser extremamente compacta, sendo indicada também para espaços pequenos. Além disso, o tempo de vida dos seus componentes é bem alto, chegando perto dos 10 anos.

A tecnologia inverter dos aparelhos de ar-condicionado é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor, conforme a necessidade de refrigeração do ambiente. Consequentemente, ao evitar picos de energia, o sistema é levado a consumir menos, uma economia que pode chegar até 60%, O inverter também proporciona um nível menor de ruído, devido ao sistema de operação interno.

De acordo com a gerente administrativa da Unoesc Joaçaba, professora Lindamir Gadler, outras medidas serão adotadas para tornar a construção sustentável. Entre estas práticas estão o aquecimento solar de água, o reaproveitamento de água da chuva, o uso de iluminação natural em ambientes de circulação, o ajardinamento com permeabilidade de solo e a separação de lixo.

Ao reutilizar as águas pluviais, além da economia na fatura mensal, é possível reduzir a quantidade de água tratada desperdiçada em tarefas cotidianas, como irrigação de jardim e manutenção de vasos sanitários.

A obra

A construção da nova sede em Campos Novos será concluída em fevereiro de 2016. Segundo a gerente administrativa Lindamir Gadler, o investimento será de aproximadamente R$ 20 milhões. O projeto abrange a construção de um hospital veterinário para pequenos e grandes animais, 20 salas de aula, 16 laboratórios sendo dois de informática, biblioteca, auditório com capacidade para 800 pessoas, centro administrativo, área de convivência com cantina, banco, copiadora e livraria, anfiteatro para 70 pessoas e estacionamento para mais de 500 veículos.

A estrutura do campus também será modelo para padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência, com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.


Texto: Dhébora Santiago

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc