![]() |
Dez casos suspeitos de câncer de pele foram direcionados para biopsia e tratamento. |
Os 10 casos suspeitos de câncer de pele foram direcionados para biopsia e tratamento no Ambulatório Médico Universitário (AMU) da Unoesc. Apenas um caso, de uma mulher com tumor na orelha já em estágio avançado, foi encaminhado para o setor de oncologia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). A paciente aguardava a seis meses por atendimento na rede pública de saúde.
Participaram dessa ação cerca de 50 acadêmicos do curso de Medicina, duas médicas dermatologistas, além dos professores responsáveis pela campanha, Roberto Rheingantz e Jussara Quadros. Cerca de 80% dos pacientes foram atendidos no período da manhã.
— Eu percebo que as pessoas estão mais preocupadas e conscientes, porque nos primeiros anos da campanha eram casos de tumores muito avançados em condição de tempo. Agora, aparecem casos mais iniciais onde o tamanho e a evolução das lesões são pequenos — explica o dermatologista Roberto Rheingantz.
Prevenção
Segundo a SBD, o filtro solar deve ser utilizado diariamente, 30 minutos antes da exposição solar para que a pele o absorva, e não somente nos momentos de lazer. Do mesmo modo, é fundamental a aplicação em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.
Além de filtro solar, é importante usar chapéu e roupas de algodão, pois estas retêm cerca de 90% da radiação. Evite a exposição solar entre 10h e 16h. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem cataratas e lesões à córnea.
Texto: Dhébora Santiago
Fonte: http://www.ederluiz.com.vc