Notícias do Novo Tílias News

Epagri premia escolas que se destacam nas ações de educação ambiental

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) premiou as dez escolas catarinenses que mais se destacaram nas ações de Educação Ambiental envolvendo o mundo rural, pesqueiro e indígena. A solenidade de entrega do Prêmio Epagri Escola Ecologia Márcia Mortari aconteceu nesta terça-feira (2), no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, representando o governador Raimundo Colombo.

Segundo o secretário Spies, a premiação das escolas que incentivam as práticas de preservação ambiental contribui para a conscientização dos alunos e toda a sociedade. "Quando valorizamos a educação e as ações em prol da preservação ambiental, estamos contribuindo para um mundo sustentável onde deixamos para as gerações futuras um estoque de recursos naturais igual ao que recebemos de nossos antecessores". O secretário ressaltou ainda a importância do envolvimento dos alunos e professores na execução das ações de preservação ambiental.

No total foram 600 escolas participantes do projeto de educação ambiental, envolvendo mais de 20 mil alunos. Destas, dez foram selecionadas para receber o Prêmio: Escola Municipal Educação Fundamental Vila Gropp, de Atalanta; Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Fen'no, de Chapecó; Escola Básica Municipal Waldomiro Liessen, de Ipira; Escola Municipal de Educação Básica Vereador Paulo Reis, de Itapema; Escola de Educação Básica Roberto Schutz, de Rancho Queimado; Escola Básica Municipal Carlos Doetsh, de São Bento do Sul; Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes, de São Joaquim; Escola Municipal de Ensino Fundamental, de Saudades; Centro de Educação Municipal Professora Nair Formentin Silva, de Treze de Maio e Centro de Educação Básica Eginolf Bell, de Trombudo Central.



A Epagri está presente em praticamente todos os municípios do estado e com o trabalho dos extensionistas rurais faz um trabalho voltado para o desenvolvimento social, ambiental e economico das comunidades rurais, pesqueiras e indígenas. O presidente da Epagri, Luiz Hessmann, lembrou que o Prêmio leva o nome de Márcia Mortari para homenagear uma funcionária da Epagri que dedicou seu trabalho à preservação do meio ambiente.

O Prêmio Epagri Escola Ecologia está em sua oitava edição e pretende dar visibilidade e promover a troca de experiências sobre os trabalhos desenvolvidos em Educação Ambiental. A intenção é incentivar, ampliar e criar novas oportunidades em ações educativas que favoreçam a recuperação, preservação e a proteção dos ecossistemas, das diversas culturas e saberes locais visando à construção de sociedades sustentáveis e colaborativas.

Nesta quarta-feira (3), estão previstos amostra de trabalhos, apresentação de projetos, visitas educativas a espaços com atividades voltadas à preservação ambiental, pontos turísticos e históricos de Florianópolis, além da participação de oficina sobre jogos pedagógicos para professores e técnicos na utilização do conjunto de jogos integrantes do Prêmio. 



Fonte: Ana Ceron - Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca