Notícias do Novo Tílias News

Conheça os cursos da Unoesc que obtiveram conceito 4 no MEC


O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Conceito Preliminar de Curso (CPC) nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial da União. O CPC avalia os cursos superiores e é obtido no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nessa edição foram avaliados 16 cursos da Unoesc. Odontologia de Joaçaba, Agronomia de São José do Cedro, Zootecnia de Xanxerê e Biomedicina de São Miguel do Oeste obtiveram o conceito 4.

O CPC analisa o desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. O índice varia entre 1 e 5. O MEC considera insuficiente qualquer conceito com notas 1 e 2.

Os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia de Xanxerê, Farmácia e Nutrição de Videira e Agronomia de Campos Novos atingiram a nota 3. O único que obteve conceito 2 foi o de Medicina da Unoesc Joaçaba. Os outros 6 cursos, ficaram Sem Conceito (SC), pois não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes e dois estudantes ingressantes registrados no Enade. Os cursos que não atendem a estes critérios não têm seu CPC calculado.

O Conceito Preliminar de Curso, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que os valores se consolidem e representem efetivamente o que se espera de um curso, em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores farão visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.

Em relação a nota do curso de medicina, a direção da Unoesc está empenhada em promover, em um curto espaço de tempo, as condições necessárias para a reversão desse conceito.

Segundo o diretor de graduação da Unoesc Joaçaba, Ricardo Menezes, o curso de Medicina vai se desenvolver normalmente, as suas atividades não serão interrompidas e não haverá um processo que impeça a sua continuidade.

— As medidas administrativas junto ao MEC já estão sendo tomadas, como o agendamento da comissão presencial para reavaliar as situações que foram apontadas pelo conceito. Além disso, as ações para sanar os problemas em relação a infraestrutura, corpo docente e a tudo o que for necessário, já estão sendo executadas — explica o diretor de graduação.

Fonte: Assessoria de Imprensa