Notícias do Novo Tílias News

Centro Acadêmico de Medicina da Unoesc se manifesta sobre avaliação do MEC

Nesta quinta-feira, 18, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da avaliação que realiza periodicamente em instituições de ensino superior do país. Entre os cursos avaliados está o de Medicina, oferecido no campus de Joaçaba, que obteve nota 2 na escala de 1 a 5 do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Para o MEC, esse desempenho é considerado insatisfatório. 

Diante do resultado o Centro Acadêmico de Medicina enviou uma nota preliminar ao Portal Éder Luiz comentando a avaliação.

Leia na íntegra

Publicado hoje, no Diário Oficial da União, os números referentes ao ENADE 2013 que avaliou os cursos médicos de todas as regiões do Brasil.

Em Santa Catarina este é o primeiro ano em que todos os cursos são avaliados com acadêmicos concluintes. Como em 2010, o Curso de Medicina da UNOESC obteve a mesma avaliação: nota 3 (três) na avaliação da prova do ENADE, nota 2 (dois) na avaliação do Conceito Preliminar do Curso, nota essa que inclui inúmeras variáveis onde o maior peso é referente aos aspectos institucionais do curso.

Em uma análise simples, apenas utilizando os números brutos divulgados hoje, na avaliação aplicada aos estudantes através da prova estamos com a mesma nota de outros três cursos catarinenses: UFSC, UNIVALI e UNESC, porém continuamos com uma nota considerada insuficiente dentro da avaliação do CPC.

Para entendermos, a avaliação do CPC é feita através de três variáveis: Nota do ENADE, ÍDD e Insumos educacionais; a primeira variável, proveniente do conhecimento técnico dos acadêmicos, constitui 40% da nota do CPC enquanto as duas últimas variáveis, provenientes da avaliação e visão dos próprios alunos sobre o curso e de dados da universidade dentro do MEC representam 60% desta (a maior parte).

Como Centro Acadêmico necessitamos por parte do INEP a liberação do relatório completo para entendermos e analisarmos qual a variável dentro do CPC que está com problemas assim como verificarmos qual será a punição proferida pelo MEC para a universidade (que não sofreu punição em 2010 por ainda não estar dentro do Sistema Federal de Ensino – SFES).

Sugerimos a todos, incluindo a imprensa, que avaliemos com calma a situação. No DOU publicado hoje há apenas tais números brutos que analisados chegam a conclusão citada anteriormente. Estamos preparando a nota oficial logo ao lançamento do relatório oficial – que esperamos que saia amanhã – para publicarmos nossa análise da nota, ações com início já no primeiro semestre de 2015 e avaliação retrospectiva das ações da universidade dentro do nosso curso nos últimos anos (principalmente após o ENADE 2010).

Ademais, qualquer dúvida sobre o processo poderá ser retirada tanto no email (camed.unoesc@gmail.com) quanto nos perfis e página.

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc