Em missão técnica promovida pelo SEBRAE, a Associação Videira das Artes, criada por meio de uma parceria da Prefeitura de Videira e a Secretaria de Turismo e Cultura, visitou na última semana o projeto Veredas Santa Helena, situado no interior de Joaçaba. A intenção da visita foi a troca de informações, além do estreitamento de relações, tendo em vista que são projetos assistidos pelo SEBRAE, o qual estimula e valoriza estes contatos. "Como resultado destes encontros, muitas vezes surgem novas experiências, informações e ações que abrem horizontes para projetos futuros", diz a presidente da Associação - Neusa Priamo.
Em Joaçaba, as artesãs videirenses descobriram que o projeto Veredas Santa Helena tem como base o artesanato realizado com lã de ovelha, resgatando técnicas e conhecimentos que estavam aos poucos sendo esquecidos. Desde a seleção e limpeza da matéria prima, muitos processos e técnicas estão sendo aprimorados, para o desenvolvimento de produtos diferenciados e adequados ao projeto Economia Verde e Solidária.
Contempladas no mesmo momento do Projeto Economia Solidária, projeto que a Associação Videira das Artes também foi contemplada, a Associação Veredas Santa Helena, conseguiu construir sua sede própria, totalmente equipada para o desenvolvimento da proposta apresentada. Na sede o visitante pode ver além de produtos originais, o espaço de produção equipado com rocas, teares, máquinas de cardar lã, espaço para lavação e tingimento da lã e máquinas de costura de última geração. "Fica o registro e admiração a estas pessoas guerreiras e empreendedoras, que tal qual as nossas artesãs da Associação Videira das Artes, não deixam passar as oportunidades. Apoiadas pela Administração Municipal e com seu talento e trabalho levam o nome de suas cidades muito além das fronteiras", disse José Renatho Borges um dos associados da Videira das Artes.
Fonte: Assessoria de Imprensa