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Videira: SDR - Reunião discute reestruturação da SC-355

Com o intuito de discutir e avaliar o andamento da obra de reestruturação da SC-355, entre os municípios de Videira e Fraiburgo, foi realizada uma reunião na sexta-feira, 7, na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira. Participaram do encontro os fiscais da obra do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), os engenheiros da empresa executora, o secretário regional, Evandro Colle, o prefeito de Videira, Wilmar Carelli e o deputado estadual e ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, além de um grupo de empresários.

“O trecho da saída de Videira não está concluído. Apenas foi pintada a faixa amarela na pista para situar o motorista e dar maior segurança aos usuários da via. A pista recebeu apenas uma camada de asfalto, será colocada mais uma camada de 10 centímetros de asfalto, também serão construídos passeios, trevos de acessos, como é o caso do Bairro Portal e Morada do Sol, além de ser feita toda sinalização da via”, esclareceu Colle.

O engenheiro do Deinfra, Euclides Albuquerque, destacou que algumas solicitações feitas em reuniões passadas foram atendidas e serão executadas, como é o caso da inserção de rótula com tachões nas proximidades da Escola Paulo Penso e a colocação de interseção na Estrada Baía, na entrada de Fraiburgo, entre outras alterações. Determinadas solicitações, como a inclusão de uma terceira faixa entre o trevo de Caçador e a Ford Caminhões, ainda estão sendo viabilizadas.

O deputado estadual e idealizador do projeto de reestruturação, Valdir Cobalchini, pediu maior agilidade à empresa. “Hoje eu falo e cobro como deputado. Há um investimento muito grande por parte do Governo do Estado nessa obra e sabemos que ela terá uma qualidade muito boa depois de pronta, contudo, a obra tem que andar com maior eficiência” disse.

A Obra

A reestruturação do trecho, cujo valor é de R$ 37,4 milhões, está dentro do cronograma e o prazo para ser concluída é final de 2015. Ao todo serão reestruturados 23 quilômetros, com um custo estimado de R$ 37,8 milhões. Além de um novo pavimento, a via terá faixas de rolamento de 3,50 metros e acostamento novo. Também serão implantados segmentos com terceiras faixas e curvas, consideradas perigosas sofrerão alteração de traçado e deixarão de ser acentuadas.

Reciclagem do Asfalto

O método utilizado para a restauração da pista será de pavimento de reciclagem profunda de asfalto com adição de cimento. Este sistema reaproveita a capa e a base do asfalto já existente. Dessa maneira, enquanto o cimento faz a base semirrígida, o asfalto atual é recortado, triturado e misturado com cimento. Em seguida, passa o trem de compactação para fazer o nivelamento do asfalto. Após isso, será colocado dez centímetros de asfalto de borracha, que utiliza pneus velhos de caminhões, oferecendo uma flexibilidade maior, bem como mais durabilidade e resistência. O método de reciclagem não deteriora o meio ambiente e utiliza o material já existente. 

Fonte: Josiane Ugolini - Assessora de Comunicação