Notícias do Novo Tílias News

Videira: Carelli sanciona lei que autoriza realização de concurso para contratação de 19 médicos efetivos

Foto: Pedro Schaitel
O prefeito de Videira – Wilmar Carelli e o vice-prefeito Jorge Antonio Lopes Oliveira sancionaram nesta quarta-feira (5), uma importante Lei Complementar que vai impactar positivamente os serviços de saúde oferecidos pelo Município. A partir de agora, a Prefeitura poderá realizar concurso público para contratação de 19 médicos. Na prática, isso significa que os médicos passarão a fazer parte do quadro de servidores efetivos do município, evitando a alternância constante de profissionais, por causa da falta de vínculo efetivo. “Em razão do crescimento populacional de Videira e dos desdobramentos do Sistema Único de Saúde, o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde encontra-se deficitário, por isso, diante dessa nova realidade, tornou-se necessária a inclusão desses novos profissionais relacionados à área médica no Plano de Cargos dos Servidores Públicos Municipais, com o intuito de atender de maneira mais eficaz a população”, disse Carelli

Segundo a Lei Complementar as 19 vagas para médicos serão assim distribuídas: quatro vagas para o cargo de médico ginecologista e obstetra, quatro vagas para médico pediatra, uma vaga para médico psiquiatra e 10 para médico clínico geral. Os concursados terão carga horária de 20 e 40 horas semanais, dependendo da área. A secretária de Saúde – Maria Eneida Furlin Dresch explica que os serviços médicos nas especialidades de pediatria, ginecologia obstetrícia e clínicas médicas são obrigatoriedade do Município, mas a Secretaria vinha encontrando muitas dificuldades de contratação e permanência dos profissionais na cidade. “Esse é um problema enfrentado em todo o país e que é fruto da competitividade entre os salários ofertados nos órgãos e entidades de saúde e , que agora devemos resolver com a realização de um concurso que oferece vínculo e estabilidade aos profissionais”.

Eneida esclarece que atualmente os serviços de saúde citados, são realizados por clínicas médicas terceirizadas. De acordo com ela, a realização do concurso também atenderá um pedido do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Cantarina. “Com esta medida pretendemos implementar uma gestão adequada, moderna e eficaz, buscando a excelência de qualidade no sistema de saúde e possibilitando mais investimentos nestes profissionais através de treinamentos e educação permanente”, destaca a secretária ressaltando que o concurso também é uma forma de valorização do profissional médico e a consequente permanência deles no quadro de servidores, possibilitando assim, a otimização na prestação do serviço de saúde aos videirenses.

Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira