Notícias do Novo Tílias News

Presos na operação Ave de Rapina poderão receber visitas a partir desta sexta

Investigados estão detidos na Central de Triagem
do complexo Penitenciário Agronômica
Os 14 suspeitos de envolvimento da operação Ave de Rapina, entre eles o vereador Badeko, que estão detidos na Penitenciária de Florianópolis estarão liberados a partir desta sexta-feira (28) para o banho de sol e receber visitas de familiares. Os 15 dias iniciais de confinamento foram completados na quinta (27).

Desde que foram presos no dia 12 de novembro, os suspeitos só tiveram visitas dos advogados. O último procurado na operação foi preso na sexta (21), por isso ainda não tem direito de banho de sol e visitas. Segundo o Departamento de Administração Prisional (Deap), os detidos na operação têm o mesmo tratamento dos outros presos.

Conforme a Polícia Federal, investigações comprovaram a existência de um esquema de corrupção em três órgãos: a Câmara de Vereadores, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e a Fundação Cultural Franklin Cascaes. O prejuízo estimado para os cofres públicos é de R$ 30 milhões.

Ainda de acordo com a PF, mandados de busca e apreensão, de prisão e de condução coercitiva foram cumpridos na capital catarinense, em Joaçaba, no Oeste, e nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Flores da Cunha. No total, 15 suspeitos foram presos.
Entre os investigados pela PF está o ex-presidente da Câmara, César Faria (PSD). Ele renunciou do cargo no dia em que a operação ‘Ave de Rapina’ foi deflagrada: 12 de novembro. Em seu lugar, assumiu Jerônimo Alves Ferreira (PRB), que deve desempenhar a função até 31 de dezembro.

Fonte: G1 SC