Notícias do Novo Tílias News

Plantão das Farmácias em Joaçaba será retomado a partir de 1º de Dezembro

Decisão foi tomada após reunião com o Ministério Público

Fim do impasse envolvendo o plantão das Farmácias em Joaçaba. Durante reunião com o Ministério Público na manhã desta quinta-feira (20) os proprietários de 10 farmácias do município assumiram compromisso de retomar o serviço em sistema de rodízio a partir de 1º de dezembro. O serviço havia sido suspenso e a retomada só está se tornando realidade em razão da intervenção do Poder Judiciário e do Ministério Público que pediram que fosse cumpria a lei municipal. A promotora Mônica Lunárdi, que intermediu a reunião, disse que todas as 10 farmácias que participaram da reunião manifestaram interesse de voltar a fazer parte do rodízio no horário das meia noite as sete da manha. “A farmácia que não quiser fazer o rodízio será excluída e terá que fechar mais cedo, não poderá abrir nos feriados e sábado terá que fechar ao meio dia” alertou a promotora.

  O prazo de 10 dias para retorno do plantão se justifica pela necessidade de que algumas farmácias terão que contratar farmacêuticos para trabalhar no turno da madrugada. “Todas terão que ter o profissional pois o Conselho Regional de Farmácias fiscaliza e aplica multa” destacou o empresário Sérgio Giacometti, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Meio-Oeste Catarinense. Quem aderir ao plantão poderá funcionar até as 21hs.

  O Sindicato também vai solicitar ao poder público uma mudança na forma de distribuição de medicamentos na Unidade de Pronto Atendimento Municipal que funciona na XV de Novembro. Será solicitado que a Secretaria de Saúde forneça apenas uma caixa de medicação para cada paciente, sendo que as demais seriam distribuídas pelas farmácias através do programa ‘Farmácia Popular”. A medida seria uma forma de compensar as despesas que as farmácias terão, principalmente com relação a contratação de farmacêuticos.


  Por Marcelo Santos

Fonte: Rádio Catarinense