Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Paratleta Aline Rocha vai correr no Japão com os melhores do mundo

O sonho de todo atleta é estar com os melhores, e se possível entre os melhores. Tornar-se um atleta é uma opção, ser um grande atleta é uma privilégio para poucos. Ser uma referência para a modalidade em seu pais é gratificante, competir ao lado dos melhores atletas do mundo é um sonho, ficar entre os melhores será a consagração de quem tanto se dedica.
Aline Rocha entre Carlos Roberto de Oliveira, a esquerda, e Heitor Mariano dos Santos, ambos acompanham a atleta na prova.

Há cinco anos Aline Rocha sequer conhecia uma cadeira de rodas para corridas. Em maio de 2010 conheceu o esporte e o equipamento que mudaria radicalmente a sua vida. Na primeira competição que participou, foi  enfeitiçada pelo prazer de correr e pela satisfação de encontrar uma possibilidade de sucesso, que parecia ter sido interrompida pelo acidente que a deixou paraplégica aos 15 anos de idade. Depois de mudar-se para São Caetano do Sul-SP para fins de treinamento, a quebra de recorde brasileiro nas provas de 800m, 1.500m e 5.000m, a vitória nas Dez Milhas da Garoto (17 de agosto) a segunda colocação na Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro (31 de agosto) e na Maratona de Internacional de São Paulo confirmam o potencial de uma das corredora em cadeira de roda mais promissora do Brasil.

Para Aline Rocha e Fernando Orso Alves (seu técnico e namorado) o dia 04 de novembro marca um dos acontecimentos mais inesquecível da carreira esportiva. A viajem para a cidade de Oita no Japão tem como objetivo participar da 34ª Oita International Wheelchair Marathon. O mais conhecido e tradicional evento do mundo para corredores em cadeira de rodas teve sua primeira edição no ano de 1981 e todos os anos reúne centenas de atletas que disputam a Meia-Maratona ou a Maratona. O principal destinos dos corredores em cadeira de rodas do mundo reunirá no próximo dia 09/11 um total de 271 atletas. Serão 87 atletas (08 mulheres e 79 homens) competindo na prova de Maratona (42km) e outros 184 atletas (19 mulheres e 165 homens) competindo na prova de Meia-Maratona (21km). Com a responsabilidade de ser a única mulher representando o Brasil na competição, Aline Rocha teve que fazer uma preparação específica para esse evento. Apesar das conquistas já alcançadas, no próximo dia 09 de novembro o número de concorrentes será maior que de costume, e o nível técnico das concorrentes significativamente superior a experiências anteriores.

A história de Aline Rocha tem como principal coadjuvante seu patrocinador, Laboratório Pasteur (de Joaçaba-SC) que no ano de 2012 acreditou na atleta e passou a fazer investimentos, seja para manutenção de seus treinamentos, quanto na aquisição de equipamentos esportivos possibilitando avanços significativos no desempenho da atleta. Com o intuito de ser a representante brasileira nas corridas em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016, experiência internacionais e sobretudo a participação no mais tradicional evento mundial para a categoria poderá ser determinante para a atleta de apenas 23 anos. Nesse ano de 2014, Aline Rocha e outros dois atletas brasileiros (Heitor Mariano dos Santos e Carlos Roberto de Oliveira) representarão o Brasil, na prova de 21km (Meia-Maratona). Amigos, familiares e interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo site oficial do evento clicando aqui a partir das 22h do dia 08 de novembro (11h do dia 09/11 no Japão). Fernando Orso ainda destaca que possivelmente serão postadas informações em tempo real pelas redes sociais para os seguidores de Aline Rocha neste link ou via instagran (@alinerocha.oficial).

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc