Notícias do Novo Tílias News

OAB/SC se une a movimento por ampliação do aeroporto de Joaçaba

Apoio foi aprovado pelo Conselho Pleno da Seccional

A OAB/SC agora integra movimento com mais de 40 entidades do meio oeste catarinense pela reformulação do Aeroporto Regional Santa Terezinha, em Joaçaba. Associações empresariais, prefeituras e outras entidades querem que a pista volte a receber voos comerciais. A ampliação já está autorizada pelos órgãos de aviação civil, restando a liberação de recursos para as obras. O apoio foi aprovado pelo Conselho Pleno da Seccional.

  O Meio Oeste tem 54 municípios em um raio de 112 quilômetros, abrangendo 650 mil habitantes. A região alcança as Subseções de Joaçaba, Campos Novos, Videira, Concórdia, Caçador e Curitibanos. “Diuturnamente, os advogados da região precisam se deslocar para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, num trajeto de cinco horas de carro”, diz o relator do assunto no Conselho Pleno, o conselheiro Vinicius Schmitz de Carvalho.

  O aeroporto recebeu voos comerciais entre 2007 e 2013, com linhas para Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Caçador, Erechim, Passo Fundo e Florianópolis. Os voos foram suspensos devido a obras e equipamentos exigidos pela legislação internacional de aviação, como ampliação de áreas de escape lateral e o próprio comprimento da pista. Em 2013, a Presidência da República incluiu o aeroporto no Programa de Investimentos em Logística.

  A pista tem 1.330 metros e foi inaugurada em 1949 pelo então governador Irineu Bornhausen. São 394,7 mil metros quadrados, com terminal de passageiros, sistema de abastecimento de aeronaves, balizamento noturno, farol rotativo, sistema de navegação GPS e RNAV, rampa de aproximação e quatro hangares, além de serviço de corpo de bombeiros. A localização é considerada estratégica, pela proximidade com as três capitais do Sul, além da Argentina e do Paraguai.


Fonte: Rádio Catarinense