Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado por alunos do colégio Celso Ramos

Josefina Boscia e Sinclair Biazotti, idealizadoras do evento.

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado nesta quinta-feira, 20, alunos da E.E.B.Governador Celso Ramos realizaram uma ação cultural e de conscientização na Praça Adolfo Konder em Joaçaba.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído a partir da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, em alusão à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares,que ficava localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco.

Zumbi foi morto no dia 20 de novembro de 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Desde então, a data é lembrada em todo o país e em muitos estados é decretado feriado.

De acordo com Josefina Boscia, supervisora escolar ativa e professora da Escola Celso Ramos, existe a necessidade da realização do evento, a partir do preconceito observado dentro do próprio colégio.


Ela ressalta que apelidos e tratamentos desrespeitosos contra alunos negros por parte dos colegas aconteciam com muita frequência em 1993, ano em que ela iniciou os trabalhos na escola como professora de sociologia.

Em 1995 ela e os professores Sinclair Biazotti e Anselmo de Oliveira, que mudou-se para Florianópolis, perceberam que deveria ser feito algum trabalho de conscientização e escolheram os 300 anos de Zumbi dos Palmares para trabalharem a cidadania, a discriminação e a segregação com os alunos.

Josefina informou que esse deve ser um dia de reflexão e luta contra o racismo cometido contra os negros, afro-brasileiros, indígenas e povos ciganos. Os alunos participaram expondo trabalhos relacionados ao tema e através de apresentações musicais.


A professora acrescenta que encontra certa dificuldade em fazer com que os colaboradores do colégio se engajem no movimento, porém, a cada ano, o envolvimento é maior. Ela lembra com satisfação que desde que os trabalhos começaram a serem desenvolvidos, o preconceito diminuiu.

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc