Notícias do Novo Tílias News

Cidasc comemora 35 anos atuando na defesa sanitária animal de SC

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca comemorou ondem  (27) de novembro o aniversário de 35 anos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).  A Cidasc é uma empresa vinculada à pasta, responsável pelos serviços de defesa sanitária animal e vegetal e controle de qualidade dos produtos agropecuários de Santa Catarina.



Criada em 1979, a Companhia sucedeu a Coordenação de Defesa Sanitária Animal (Codesa) que executava as ações de defesa sanitária no Estado. Desde então, a Cidasc trabalha para garantir a excelência sanitária dos rebanhos e lavouras de SC e o resultado coloca o Estado como destaque na produção agropecuária e acesso a mercados.

Santa Catarina possui um status sanitário diferenciado por ser o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o que levou a carne suína catarinense para países extremamente exigentes e a carne de frango produzida no Estado para países do mundo todo.

“A Cidasc é reconhecida no Brasil e no mundo como uma entidade que presta serviços de excelência sanitária, o que levou Santa Catarina a conquistar certificações internacionais e a abertura de mercados importantes para a carne suína e carne de frango”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Segundo o secretário Spies, o Eestado busca ainda a certificação como área livre de peste suína clássica junto a OIE. “Graças ao trabalho da Cidasc e das entidades do setor privado conseguimos o menor índice de brucelose e tuberculose nos rebanhos bovinos entre todos os estados brasileiros, isso é um diferencial muito importante e reconhecido no país e fora dele”.

A Cidasc conta com 63 barreiras sanitárias com o Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada e a saída de produtos agropecuários. Santa Catarina possui seis corredores sanitários por onde é permitida a passagem de animais e produtos de origem animal com o uso de lacres aplicados pela Cidasc nas fronteiras. Com 1.948 colaboradores, a Companhia possui um orçamento deR$ 181.103.948,00 e executa as ações de sanidade animal e vegetal.

Ela também executa os serviços de inspeção de produtos de origem animal, com a finalidade de permitir a comercialização de carne, leite, queijos, mel, ovos, conservas, frios, pescados e fiscaliza estabelecimentos que fabricam e comercializam esses produtos. 

Fonte: Ana Ceron - Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca